» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Janeiro Propep divulga resultado final do Dinter em Educação da UFRGS
27/01/2017 - 14h00m

Propep divulga resultado final do Dinter em Educação da UFRGS

Um segundo edital será publicado com oito vagas remanescentes

Propep divulga resultado final do Dinter em Educação da UFRGS

Vilceia Melo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Uneal divulgou a relação dos 12 professores aprovados no Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os professores da Uneal aprovados no Dinter vão iniciar as aulas na segunda quinzena de março deste ano. Durante os quatro primeiros meses, os doutorandos vão assistir aulas com os docentes do Programa de Pós-Graduação da UFRGS, no campus VI da Uneal, em Maceió.

Na próxima etapa, os professores da Uneal viajam a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde devem permanecer por um período de 18 meses para dar continuidade à programação do Dinter que tem duração de quatro anos. Veja o resultado final aqui.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Cezar Gomes, informou que o Dinter em Educação será realizado com recursos do MEC por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). "Após mais de um ano entre a elaboração do projeto deste Dinter em cooperação com a UFRGS e a realização da seleção dos professores às vagas disponíveis, estamos satisfeitos com o resultado alcançado. Ainda teremos um segundo edital com mais oito vagas remanescentes a ser lançado na próxima semana", informou Cristiano Cezar.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Campus I da Uneal, Elizete Balbino, uma das 12 selecionadas no programa de Pós-Graduação da UFRGS, além de trazer valorização para os docentes, o Dinter transcende o espaço da Uneal como instituição. “A repercussão promoverá um verdadeiro avanço na educação num estado tão carente de investimento nessa área, pois num curto espaço de tempo estaremos implantando um mestrado em Educação em Alagoas”, revelou.

O reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, afirmou que a realização do segundo Dinter, em parceria com universidades do Sul do país, fortalece a instituição e reafirma o compromisso da gestão com a qualificação do corpo docente da Uneal. “Já estamos realizando o Dinter em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com a participação de doze professores nossos. Agora esses outros 12 professores vão iniciar o Dinter em Educação na UFRGS. É uma grande conquista para o fortalecimento e a credibilidade da Uneal”, comemorou o reitor.

O vice-reitor, Clébio Correia de Araújo, afirmou que o doutoramento de docentes em Educação é um passo fundamental na missão da Uneal. “Somos pioneiros na formação de professores no interior alagoano e essas especializações irão impactar diretamente na melhoria da qualidade da educação pública em Alagoas. É motivo de muito orgulho para a nossa gestão”, pontuou o vice-reitor.