» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Alunos do curso de biologia vão apresentar trabalhos científicos em congresso nacional
13/07/2017 - 14h41m

Congresso será realizado em Cuiabá

Vilceia Melo

O 53º Congresso Brasileiro da Medicina Tropical, que acontecerá no período de 27 a 30 de agosto, em Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, terá, este ano, a apresentação de 17 trabalhos de científicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O congresso vai abordar a temática “Ambientes e doenças tropicais: desafios para campos e cidades”.

Os trabalhos selecionados dos 17 estudantes do curso de Ciências Biológicas do Campus I da Uneal, tem entre outros temas, o perfil epidemiológico da esquistossomose em Alagoas; Leishmaniose visceral humana e canina em Alagoas; Acidentes com escorpiões na cidade de Arapiraca, além de outros 14 trabalhos selecionados que abordam a relação homem e ambiente.

Para a professora Mabel Alencar, que orientou os 17 alunos, essa seleção para a apresentação dos projetos em um congresso nacional é de grande importância, principalmente para motivar outros estudantes no mundo da pesquisa cientifica. “Mesmo quando não há as condições ideais para o desenvolvimento do trabalho conseguimos fazer pesquisa e levar o nome da nossa universidade para outros Estados, mostrando o nosso compromisso enquanto professores e estudantes”, afirmou a orientadora.

Mabel Alencar informou que durante o congresso haverá outra seleção e quem for contemplado pode ter o trabalho de pesquisa publicado. “Só a participação nesse congresso já é um grande premio para a nossa comunidade acadêmica. Vamos levar nossas experiências e também discutir o que está sendo realizado em outras regiões do país, é uma grande soma de conhecimentos”, informou a professora.

O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa afirmou que durante toda a sua gestão tem incentivado a pesquisa e estimulado a participação de estudantes e professores em congressos. “E sempre um orgulho levar o nome da Uneal para outras regiões do país, mostrando a produção científica no interior de Alagoas” afirmou o reitor.

O reitor disse ainda, que atualmente, mesmo diante dos recursos escassos e com vários problemas estruturais para serem sanados nos campi, principalmente em função do período chuvoso, a Uneal tem contribuído para garantir a participação de parte desses estudantes no congresso em Cuiabá.

Para o vice-reitor, Clébio Correia de Araújo, a aprovação desses trabalhos é indicador do alto nível de dedicação da equipe docente e dos estudantes do curso de biologia. “É nome da Uneal que se projeta externamente de forma positiva para todos os alagoanos”, finalizou.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg