Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Alunos do curso de biologia vão apresentar trabalhos científicos em congresso nacional
13/07/2017 - 14h41m

Alunos do curso de biologia vão apresentar trabalhos científicos em congresso nacional

Congresso será realizado em Cuiabá

Alunos do curso de biologia vão apresentar trabalhos científicos em congresso nacional

Vilceia Melo

O 53º Congresso Brasileiro da Medicina Tropical, que acontecerá no período de 27 a 30 de agosto, em Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, terá, este ano, a apresentação de 17 trabalhos de científicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O congresso vai abordar a temática “Ambientes e doenças tropicais: desafios para campos e cidades”.

Os trabalhos selecionados dos 17 estudantes do curso de Ciências Biológicas do Campus I da Uneal, tem entre outros temas, o perfil epidemiológico da esquistossomose em Alagoas; Leishmaniose visceral humana e canina em Alagoas; Acidentes com escorpiões na cidade de Arapiraca, além de outros 14 trabalhos selecionados que abordam a relação homem e ambiente.

Para a professora Mabel Alencar, que orientou os 17 alunos, essa seleção para a apresentação dos projetos em um congresso nacional é de grande importância, principalmente para motivar outros estudantes no mundo da pesquisa cientifica. “Mesmo quando não há as condições ideais para o desenvolvimento do trabalho conseguimos fazer pesquisa e levar o nome da nossa universidade para outros Estados, mostrando o nosso compromisso enquanto professores e estudantes”, afirmou a orientadora.

Mabel Alencar informou que durante o congresso haverá outra seleção e quem for contemplado pode ter o trabalho de pesquisa publicado. “Só a participação nesse congresso já é um grande premio para a nossa comunidade acadêmica. Vamos levar nossas experiências e também discutir o que está sendo realizado em outras regiões do país, é uma grande soma de conhecimentos”, informou a professora.

O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa afirmou que durante toda a sua gestão tem incentivado a pesquisa e estimulado a participação de estudantes e professores em congressos. “E sempre um orgulho levar o nome da Uneal para outras regiões do país, mostrando a produção científica no interior de Alagoas” afirmou o reitor.

O reitor disse ainda, que atualmente, mesmo diante dos recursos escassos e com vários problemas estruturais para serem sanados nos campi, principalmente em função do período chuvoso, a Uneal tem contribuído para garantir a participação de parte desses estudantes no congresso em Cuiabá.

Para o vice-reitor, Clébio Correia de Araújo, a aprovação desses trabalhos é indicador do alto nível de dedicação da equipe docente e dos estudantes do curso de biologia. “É nome da Uneal que se projeta externamente de forma positiva para todos os alagoanos”, finalizou.


 

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg