» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Graduanda do curso de direito é conciliadora da Justiça de AL em Arapiraca
04/07/2017 - 17h20m

Graduanda do curso de direito é conciliadora da Justiça de AL em Arapiraca

Reprodução/Facebook

Clau Soares

A estudante do sétimo período do curso de direito da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Larysse Crescencio, 23, é uma dos 14 conciliadores aprovados para atuar nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do interior do estado. Já empossada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, ela iniciou, em junho, as atividades de conciliadora em Arapiraca, onde reside e estuda.

O processo seletivo para a contratação temporária de conciliares teve mais de 1.500 candidatos inscritos. Destes, somente 37 aprovados foram contratados para exercer a função por dois anos, sendo possível a prorrogação do contrato por igual período.

Larysse é uma estudante dedicada, com uma rotina intensa de estudos, que já resultaram em aprovações também de seleções de estágio – conhecidas entre os estudantes de direito por se assemelharem a concursos para cargos efetivos.

Com a posse, ela pretende estar mais ainda próxima da carreira na área. “A expectativa é adquirir uma melhor experiência jurídica e mostrar que a conciliação é de grande valia para garantir a equidade e a simplificação das decisões e a humanização do processo judicial”, afirmou a estudante.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o conciliador trabalha na pacificação de conflitos sociais que envolvam desde relações de consumo a problemas familiares, aplicando técnicas autocompositivas para facilitar o diálogo entre as partes e estimulá-las a buscar soluções compatíveis com os interesses em jogo.