» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Grupo de Estudos Territoriais promove I Encontro Regional
29/05/2017 - 16h45m

Grupo de Estudos Territoriais promove I Encontro Regional

Evento acontece no período de 29 de maio a 01 de junho

Grupo de Estudos Territoriais promove I Encontro Regional

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio do Grupo de Estudos Territoriais (Geterri), realiza a partir das 19h, desta segunda (29) até o dia 01 de junho, o I Encontro Regional. O evento será realizado no Campus V da Uneal, em União dos Palmares.

O Geterri busca compreender, sobretudo, a dinâmica do Nordeste. Nesta edição, o evento faz uma homenagem ao professor Milton Santos que foi, indiscutivelmente, um dos grandes geógrafos que o Brasil e o mundo conheceram. Seus estudos sobre a urbanização nos países periféricos, o território brasileiro e as questões teórico-metodológicas da geografia são hoje amplamente reconhecidos, inclusive por outras áreas do saber.

Na programação da abertura oficial do evento, que será conduzida pelo reitor Jairo José Campos da Costa, terá a conferencia de abertura com a professora Maria Adélia Aparecida de Souza. Com a temática “Território Brasileiro: Usos e Abusos”, a conferência é uma referência ao livro da professora que será lançado, pela EdUneal, também na abertura do evento juntamente com a Revista de Extensão da Uneal (REVEXT).

O reitor afirmou que o evento é um  momento de grandes discussões sobre o  aspceto geográfico de uma região, sobretudo  ampliando a troca de conhecimento científco entre docentes, estudantes e toda a comunidade academica.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Humano e coordenador do Geterri, Reinaldo Sousa, esse é um momento de muita alegria não só pelo lançamento do livro da professora Maria Adélia, mas também pelos resultados obtidos pelo grupo de pesquisa. “O Geterri é um espaço de diálogo entre pesquisadores e estudantes e que tem contribuído muitos frutos na região dos quilombos”, ressaltou Reinado Souza.

Ainda de acordo com o coordenador do Geterri, cinco participantes do grupo estão inseridos em programas de pós-graduação a exemplo dos professores Antônio Lopes (mestre pela Ufal); Amistson Lopes (mestrando pela Ufal); Fernando Silva (doutorando pela Unicamp), Cristiane Silva (mestranda pela Ufal) e Silmara Lopes (mestranda pela UFRN).