» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Professora convidada leciona disciplina especial no PRODIC
19/05/2017 - 16h05m

Professora convidada leciona disciplina especial no PRODIC

Luitgarde Cavalcanti abordou o semiárido nordestino

Professora convidada leciona disciplina especial no PRODIC

Os estudantes do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas (PRODIC/UNEAL) concluíram, nesta terça-feira (16), a disciplina especial Dinâmicas Culturais do Semiárido Nordestino, lecionada pela antropóloga alagoana, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora Honoris Causa da instituição, Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.

Docente do curso de Letras da Uneal, a mestranda Ana Lúcia Batista, assistiu às aulas e destacou a relevância de ter contato com a teórica alagoana, radicada no Rio de Janeiro. “Esta vivência tem nos levado a refletir sobre a complexidade e heterogeneidade do Nordeste a partir do estudo do catolicismo popular e do ciclo do cangaço. O mais interessante é que na sua tese Luitgarde introduziu a Literatura como uma fonte de interpretação do universo simbólico do Nordeste”, declarou.

Para o professor do mestrado, Odilon Máximo, a presença da docente no curso traz novas perspectivas de estudos e pesquisa para os discentes. “A iniciativa é muito salutar para os alunos que conseguem perceber a necessidade do aprofundamento teórico. Esperamos trazer outros convidados no segundo semestre e ainda outras atividades”, explicou.

Ainda este mês, a partir do dia 29, a professora da Universidade de São Paulo e também Doutora Honoris Causa da Uneal, Maria Adélia de Souza, estará com os estudantes do ProDiC para lecionar uma disciplina especial. “Os docentes convidados trazem uma carga de leituras e experiências com pós-graduação que engrandecem o nosso mestrado e a formação dos nossos estudantes”, ressaltou Máximo.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg