» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Seminário LGBT é prestigiado pela comunidade acadêmica da Uneal
26/05/2017 - 10h25m

Seminário LGBT é prestigiado pela comunidade acadêmica da Uneal

Também foi realizada audiência pública

Seminário LGBT é prestigiado pela comunidade acadêmica da Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, sediou a primeira edição do Seminário LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), nesta quarta-feira (24). A atividade foi realizada em parceria com o grupo SOHMOS LGBT e contou com a participação de representantes de secretarias municipais de saúde e de entidades vinculadas à causa.

O reitor Jairo José Campos da Costa abriu as atividades do dia com a palestra “Cultura, interculturalidade e sexualidade: por uma estética do existir”.

Em sua fala, o professor frisou que a orientação sexual, e todas as nuances que a envolvem, não são uma escolha do indivíduo, mas algo intrínseco a ele e que se manifesta naturalmente na puberdade. “Ser gay não é uma opção. A condição LGBT não é uma escolha”, ratificou.

Durante o período da tarde, também na Uneal, foi realizada a audiência pública da Camara Municipal de Arapiraca para discutir a criação de um conselho municipal de combate a discriminação e promoção dos direitos humanos de lesbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

De acordo com o presidente do SHOMOS LGBT, José Sebastião de Farias, não há politicas públicas específicas voltadas a população LGBTT, por isso a necessidade da criação do conselho municipal para atender as denuncias e reivindicações. “ De acordo com dados da Secretaria do Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Arapiraca é a cidade que tem o maior índice de registros de discriminação e preconceito contra a população LGBT”, revelou o presidente do SHOMOS.

A audiência pública foi presidida pela vereadora Graça Lisboa, e também teve a participação dos vereadores Moises Machado, Gilvania Barros, Willomaks Magalhães e Melquizedeque Oliveira.