» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Março Calouros participam de palestras sobre áreas de atuação profissional
24/03/2017 - 18h40m

Calouros participam de palestras sobre áreas de atuação profissional

OAB e Defensoria Pública participaram do evento

Calouros participam de palestras sobre áreas de atuação profissional

Vilceia Melo

Os estudantes que foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) no curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participaram de palestras com profissionais que atuam em várias áreas do Direito. O evento promovido pelo Centro Acadêmico e pela Coordenação do curso foi realizado na tarde desta quinta-feira (23), na Sala do Consu, no Campus I, em Arapiraca.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Arapiraca (OAB/Arapiraca), Hector Martins, foi um dos palestrantes convidados para o bate-papo e falou sobre a profissão de advogado. Ele  afirmou que no Brasil há mais de um milhão de advogados formados e portanto, é preciso antes de tudo ser apaixonado pela profissão para enfrentar essa alta concorrência de profissionais que está no mercado de trabalho. “O advogado é  autônomo, em um mês ele pode ter clientes, no outro não. Portanto é preciso ser um profissional diferenciado para conquistar e fidelizar clientes”, afirmou.

Hector Martins falou das várias áreas de atuação da advocacia como o direito previdenciário, familiar, penal, entre tantas outras áreas que podem ser escolhidas para seguir a carreira advocatícia. "Mas independente da área de atuação é preciso ter paixão pela profissão e ética na conduta profissional ", enfatizou.

O coordenador da Defensoria Pública no Agreste, Marcos Freire, dialogou com os estudantes sobre a atuação do profissional de direito nas esferas municipal, estadual e federal e a tão sonhada estabilidade na carreira jurídica que há muitas vantagens mas acima de tudo é preciso, no caso do defensor público,  ter o desejo de ajudar ao próximo. “Eu já tinha tido outras experiências na área do Direito mas quando comecei a atuar na Defensoria Pública tive a certeza que tinha feito a escolha certa”, revelou.

A atuação do profissional de Direito na área acadêmica foi explanada pelo coordenador do curso de Direito da Uneal professor Diego Carvalho Teixeira. Os estudantes fizeram perguntas para os participantes das palestras sobre a rotina de trabalho de cada um deles, insegurança e estabilidade financeira.

Aula inaugural

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Direito, Kleverton Tenório, a palestra faz parte das atividades que foram iniciadas desde a aula inaugural que ocorreu na última segunda-feira (20), que teve a presença do reitor Jairo Campos e do vice-reitor Clébio Araújo. Os gestores deram as boas-vindas aos estudantes e explanaram todo o histórico de luta da universidade e da implantação do curso de Direito na Uneal, que este ano, completa dez anos.

A aula magna foi ministrada pelo professor de Direito da Uneal, Claudio Canuto; o egresso, Inaldo Valões, que foi aluno da primeira turma da Uneal também estava presente durante a recepção dos alunos.

“Nosso objetivo é oferecer aos estudantes, desde o primeiro contato com a universidade, informações sobre a profissão para que eles possam ter uma visão mais ampla da profissão. Além disso vamos desenvolver ao longo do curso diversas atividades sociais que despertem na comunidade o exercício da solidariedade”, informou.

Kleverton Tenório afirmou que está programado um trote solidário com doação de sangue. " Ainda estamos definindo a data e vamos convidar não somente os estudantes de direito mas toda a comunidade academia para fazer parte dessa ação solidáriada ", finalizou.