» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Março Em Brasília, reitor cumpre agenda para fortalecer ações da Uneal
02/03/2017 - 16h10m

Em Brasília, reitor cumpre agenda para fortalecer ações da Uneal

Vilceia Melo

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo José Campos da Costa, esteve em Brasília, no Distrito Federal, participando de reuniões com o objetivo de fortalecer as ações e ampliar convênios já estabelecidos entre a Uneal e órgãos federais. As atividades aconteceram na semana que antecedeu o período carnavalesco.

O reitor esteve no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e visitou a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para renovar as bolsas dos alunos que desenvolvem atividades no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Uneal (ProDiC/Uneal). Jairo Campos aproveitou a visita para solicitar à Capes a ampliação da cota de bolsas do mestrado da Uneal e a renovação do pedido de acesso ao portal de periódicos da instituição, desta forma, a comunidade acadêmica da Uneal podeter acesso livre às publicações.

O reitor esteve também no Ministério da Cultura (MINC) e solicitou ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) a inserção da programação dos museus da Uneal, Espaços de Memória Artesã Irineia Rosa Nunes da Silva  e Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, na plataforma nacional do IBRAM. No período de 15 a 21 de maio será realizada a Semana Nacional dos Museus, em alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Outro compromisso da agenda em Brasília foi a participação do reitor da Uneal na reunião de reitores da Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Durante o encontro, que contou com a participação de Paulo Barone, secretário da Secretaria do Ensino Superior (SESU/MEC), foram discutidos assuntos referentes ao fortalecimento de sistema estadual e educação superior. Uma dos problemas apontados pelos reitores foi o atraso dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superiores Públicas Estaduais (Pnaest).

Ainda durante a estada na capital federal, Jairo Campos esteve com deputados e senadores alagoanos estreitando o canal de interlocução e solicitando recursos por meio de emendas parlamentares que contribuam para o fortalecimento e crescimento dos programas e projetos desenvolvidos pela Uneal.