» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Março Equipe da Uneal debate demandas da instituição com Renan Filho
07/03/2017 - 16h15m

Equipe da Uneal debate demandas da instituição com Renan Filho

Reunião aconteceu em Maceió

Equipe da Uneal debate demandas da instituição com Renan Filho

O governador de Alagoas, Renan Filho, publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7), a nomeação de cinco novos professores para a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A decisão foi informada aos gestores da instituição, na tarde da segunda-feira (6), em reunião, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Foram nomeados Renildo Ribeiro, Alexsandro da Silva Neo, Josineide Maria Falcão Fraga dos Santos, Marcos Alexandre da Silva e Edmilson Genuíno Santos Júnior.

O reitor Jairo José Campos da Costa, o vice-reitor Clébio Correia de Araújo e o chefe de gabinete, Odilon Máximo, participaram do encontro com o chefe do Executivo estadual, no qual foi debatida ainda uma série de questões da Universidade.

A publicação do termo aditivo para a continuação das obras Campus V – União dos Palmares, que está na fase final de construção e a assinatura do contrato para a construção da casa estudantil no Campus II – Santana do Ipanema, foram algumas das questões debatidas durante a reunião. O governador garantiu que vai encaminhar os trâmites necessários para a finalização desses processos.

O governador Renan Filho se comprometeu em liberar recursos para investir em melhorias das instalações físicas de diversos campi da Uneal, fortalecendo as iniciativas já tomadas pela Reitoria, a exemplo do Campus II e do Campus VI que tiveram salas e outras áreas internas melhoradas.

Durante a reunião, Renan Filho  também autorizou o aumento da verba de custeio da Uneal, a partir de abril para R$ 400 mil.

Técnico-administrativos e PCCS

O concurso para seleção de técnico-administrativos também foi ponto de pauta e o governador se comprometeu,  que assim que forem atendidas as demandas no campo da segurança pública e da educação básica,  voltará a se reunir com os gestores da Uneal para priorizar o concurso. Ele solicitou que a Uneal já inicie um levantamento do quadro de pessoal, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Em relação a incorporação da bolsa ao salário dos servidores, o governador manteve o compromisso de realizá-la muito em breve tão logo seja possível a definição do percentual de reajuste salarial dos servidores do Estado para 2017.

Acerca de incongruências identificadas no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uneal, também será feito um levantamento para todas as correções das questões problemáticas já avaliadas pela comunidade.

Ficou acordado também durante a reunião com Renan Filho que a inauguração do Museu da Ilha do Ferro, em Pão de Açucar, deverá ocorrer até junho dependendo da conclusão das obras de calçamento do acesso a serem realizadas pela Prefeitura Municipal.  A inauguração do museu foi uma promessa feita por Renan Filho quando ele visitou as obras durante o programa Governo Presente.

Polo Agroalimentar

A Uneal comprometeu-se ainda a realizar grande evento, no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, com a cadeia produtiva da mandioca, em parceria com a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve. Renan Filho ressaltou que estará presente para prestigiar a atividade no agreste alagoano.

Museu da Ilha do Ferro

A inauguração do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos ficou agendada para junho, dentro das comemorações do Bicentenário de Alagoas. Até lá, o governador deve providenciar o calçamento com a Prefeitura de Pão de Açúcar.