» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Março Uneal obtém conceito 3 na avaliação do MEC pela segunda vez consecutiva
09/03/2017 - 12h07m

Uneal obtém conceito 3 na avaliação do MEC pela segunda vez consecutiva

Resultado é considerado satisfatório

Uneal obtém conceito 3 na avaliação do MEC pela segunda vez consecutiva

Foto: Secom-AL

Pela segunda vez consecutiva desde a sua criação, a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) obteve o conceito 3 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação foi divulgado, nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União. Considerada satisfatória, a média representa uma conquista para a Instituição, que tem investido em melhorias contínuas nos últimos anos.

Para o reitor Jairo José Campos da Costa, o indicador representa uma grande vitória, fruto de um trabalho coletivo. “É muito significativa a manutenção desses indicadores. Somos avaliados todos os anos porque temos cursos de todas as áreas. Este ano, será a vez da avaliação de todas as licenciaturas”, explicou Campos.

A colaboração dos professores, técnico-administrativos e estudantes, além do diálogo efetivo da gestão, do sindicato de técnicos e professores e das representações estudantis com o Palácio República dos Palmares foram apontadas pelo gestor como o diferencial no processo avaliativo.

“Os estudantes, principalmente, por meio do ENADE, que é obrigatório para a conclusão do curso, bem como pelas respostas dadas nos questionários que antecedem a prova, além da elevação dos quadros de mestres e doutores e da pós-graduação stricto sensu são decisivos para a construção do conceito obtido”, frisou o reitor.

Campos ressaltou que o índice também auxilia os profissionais graduados pela instituição a ingressar no mercado de trabalho. “Com a Universidade bem avaliada, os recrutadores ficam mais atentos para quem possui certificados emitidos por ela”, destacou.

Sobre o IGC
O Índice Geral de Cursos (IGC) é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

O IGC/MEC é o único indicador oficial de avaliação do nível superior do País.