» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Novembro Cacá Diegues é condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da Uneal
16/11/2017 - 12h20m

Cacá Diegues é condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da Uneal

Foto: Thalita Chargel

Clau Soares

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) concedeu, na última terça-feira (16), o título de Doutor Honoris Causa ao cineasta alagoano, radicado no Rio de Janeiro, Carlos José Fontes Diegue, o mundialmente conhecido Cacá Diegues. A solenidade foi realizada no Teatro Deodoro, em Maceió, sob a condução do reitor e presidente do Conselho Superior da instituição de ensino superior, Jairo José Campos da Costa.

Ao som do saxofone e do violino, a sessão especial do Conselho foi iniciada sob o olhar atento de um público que, mais que testemunha, demonstrava a admiração pelo homenageado da noite.

Coube ao professor Edson Bezerra, proponente da honraria a Diegues, fazer a ode de boas vindas ao mais novo Doutor Honoris Causa da Universidade. O docente resumiu a trajetória do cineasta, destacando o seu papel para a reflexão e visibilidade das belezas naturais e da cultura alagoana. “Todavia, para além das Alagoas, o teu cinema é um pulsar de vida iluminando os corações, de uma vida que nunca se entrega, pois, em tua narrativa, existe sempre uma celebração da vida se sobrepondo a morte”, concluiu.

Em seu discurso de agradecimento, Cacá Diegues relembrou uma estória contada por sua babá na infância que afirmava que Zumbi dos Palmares sabia voar. Com a metáfora, ele refletiu que hoje esse “voar” pertence aos artistas e pensadores que têm a missão de enxergar saídas para um País no qual o ato de pensar está ameaçado.

“Precisamos começar de novo e, para reinventar o Brasil, precisamos sobretudo entender seus hábitos e mitos, seus costumes e desejos, traduzidos por seus pensadores e artistas”, propôs.

A sessão foi encerrada pelo reitor Jairo Campos que ressaltou que, a partir daquele momento, Diegues passa a integrar a própria Universidade pelo mérito de sua trajetória e trabalhos nas artes. “Sua obra ultrapassa as fronteiras do Brasil e enche Alagoas de orgulho. Não tenhas dúvidas Cacá que seu legado para arte não será esquecido. ‘É compromisso nosso não deixar isso se apagar”, declarou Campos.

Confira abaixo os discursos na íntegra:
Reitor Jairo Campos
Professor Edson Bezerra