» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Novembro Em clima de ansiedade, Uneal se prepara para inaugurar novo prédio
25/11/2017 - 10h05m

Em clima de ansiedade, Uneal se prepara para inaugurar novo prédio

Texto de Mariana Moura

As obras de construção do novo Campus V, em União dos Palmares, já estão sendo finalizadas. O Campus Zumbi dos Palmares, que funcionava desde 1998 em espaços cedidos por escolas do município, ou alugados, agora "é um sonho se tornando realidade", disse o reitor Jairo Campos, que não esconde ansiedade ao informar que o novo prédio está previsto para entrega até janeiro de 2018.

Além de sede própria, duas novidades garantem a qualidade de ensino da gestão: a primeira delas é que no campus da zona da mata alagoana será ofertado um novo curso. A partir de 2018, as opções serão Letras, Geografia e Pedagogia.

Outra grande novidade é que, do Campus também fará parte, o Segundo Museu de Cultura Popular da Uneal, cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM (Nº SNIIC: ES-12240), o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, que encontra-se em fase de montagem.

museu

Com artefatos de barro da Comunidade Remanescente de Quilombolas Muquém, da cidade de União dos Palmares, o museu está sob a responsabilidade da museóloga Carmem Dantas e o curador Paulo Gomes. O projeto arquitetônico é da arquiteta Teresa Holanda.

Também é destaque a contribuição da Fapeal, que tem cedido recursos para a montagem do Museu. Nas palavras do reitor Jairo Campos agradecimentos não faltam ao presidente da Fundação: "graças à sensibilidade de Fábio Guedes, está sendo possível a montagem do nosso museu".

Em breve teremos grandes inaugurações imprimindo o selo de compromisso da Uneal com a educação em Alagoas.

Cultura Popular

Foram criados pela Resolução n.º 09/2016, do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL dois importantes museus de cultura popular de Alagoas: O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva Nº SNIIC: ES-12240 e o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos N.º SNIIC: ES-12243.

Ligados ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais - NUPLAV e cadastrados no CNPQ, os museus da Uneal tem por objetivo valorizar os artistas populares.

O Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos está localizado na Ilha do Ferro, Município de Pão de Açúcar-AL.

Acompanhe a última fase da construção do Campus V:

CampusV