Estudantes da Uneal visitam Parque Municipal de Maceió
Clau Soares
Estudantes do curso de ciências biológicas do campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participaram de uma visita técnica ao Parque Municipal de Maceió, no último domingo (19). A atividade de extensão foi coordenada pelo professor Rubens Pessoa de Barros, como parte do programa da disciplina ecologia e conservação.
Cerca de 70 alunos compareceram à aula de campo para observar in loco a vegetação, os animais, a bacia hidrográfica do local. “É um lugar bem agradável, muito bem conservado, que permite o acesso do público para diversas atividades, mantém esse contato das pessoas com a fauna e flora de forma harmoniosa, um ótimo ambiente e, aparentemente, bem seguro também”, observou o graduando Wanderson Ferreira da Silva.
Para eles, é um momento de aprendizado e também de lazer. “Atividades como essa, de campo, de (re) conhecer novos ambientes, são sempre muito boas. Tanto como futuro biólogo, como professor, a atividade foi muito importante, saber reconhecer "novas salas de aula", e estar em meio a natureza é experiência que nenhum biólogo reclama”, avalia Wanderson.
A ação teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e envolveu graduandos quarto, sexto e oitavo períodos.
Parque Municipal
Informações do site da Prefeitura de Maceió
O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, o visitante poderá ver Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.
Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque Municipal.
O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxilio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Ao entrar na Unidade de Conservação Animal, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados.