Uneal celebra certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul
Localizada na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a Serra da Barriga, cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão no mundo recebeu no último sábado (11) a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.
O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro símbolo de resistência, cuja memória permanece em um contínuo processo de relação de identidade com o município. De tal modo, que em 2007, ali foi fundado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o primeiro do gênero no país.
No mês em que se comemora a consciência negra, a cerimônia oficial de entrega do título de Patrimônio cultural do Mercosul foi realizada pela participação do governo de Alagoas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Cabe ressaltar o papel da Uneal nesse processo, que tomou a iniciativa de abrir requerimento do título.
Durante a solenidade, o vice-reitor e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros -Neab- da Uneal, afirmou que esse é um momento histórico para Alagoas, pois “a certificação internacional ratifica o reconhecimento da importância história e cultural do Quilombo dos Palmares”.
Para o Reitor, Jairo Campos, o título vai contribuir para que os países do Mercosul reúnam esforços para a proteção, preservação, a gestão e promoção do turismo do maior símbolo da resistência de escravos no Brasil. Por isso garante ele, a realização de pesquisas em parceria com o Iphan e outros órgãos para mapear as potencialidades turísticas da região.
Em sua fala, o governador Renan Filho anunciou que no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, vai assinar a ordem de serviço para a realização das obras de calçamento e pavimentação asfáltica na Serra da Barriga.
Também participaram da solenidade a presidente do Iphan, Kátia Borgéa; a represente da Coordenação Executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, Gabriela Gallardo; os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins, da Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues e de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; os prefeitos de União dos Palmares, Areski Freitas e de Marechal Deodoro, Cláudio Filho; o deputado estadual Francisco Tenório; a deputada federal, Rosinha da Adefal; a reitora da UFAL, Valéria Correia e outras autoridades.
Agora a Serra da Barriga é a representante do Brasil na proposta “Cumbes, Quilombos y Palenques del Mercosur – La geografia del cimarronaje”, que traz destaque a locais símbolo de resistência contra o escravismo em países da América do Sul.