Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Novembro Uneal celebra certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul
14/11/2017 - 17h48m

Uneal celebra certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul

Uneal celebra certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul

Localizada na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a Serra da Barriga, cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão no mundo recebeu no último sábado (11) a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.

O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro símbolo de resistência, cuja memória permanece em um contínuo processo de relação de identidade com o município. De tal modo, que em 2007, ali foi fundado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o primeiro do gênero no país. 

No mês em que se comemora a consciência negra, a cerimônia oficial de entrega do título de Patrimônio cultural do Mercosul foi realizada pela participação do governo de Alagoas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Cabe ressaltar o papel da Uneal nesse processo, que tomou a iniciativa de abrir requerimento do título.

Durante a solenidade, o vice-reitor e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros -Neab- da Uneal, afirmou que esse é um momento histórico para Alagoas, pois “a certificação internacional ratifica o reconhecimento da importância história e cultural do Quilombo dos Palmares”.

Para o Reitor, Jairo Campos, o título vai contribuir para que os países do Mercosul reúnam esforços para a proteção, preservação, a gestão e promoção do turismo do maior símbolo da resistência de escravos no Brasil. Por isso garante ele, a realização de pesquisas em parceria com o Iphan e outros órgãos para mapear as potencialidades turísticas da região. 

Em sua fala, o governador Renan Filho anunciou que no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, vai assinar a ordem de serviço para a realização das obras de calçamento e pavimentação asfáltica na Serra da Barriga. 

Também participaram da solenidade a presidente do Iphan, Kátia Borgéa; a represente da Coordenação Executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, Gabriela Gallardo; os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins, da Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues e de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; os prefeitos de União dos Palmares, Areski Freitas e de Marechal Deodoro, Cláudio Filho; o deputado estadual Francisco Tenório; a deputada federal, Rosinha da Adefal; a reitora da UFAL, Valéria Correia e outras autoridades. 

Agora a Serra da Barriga é a representante do Brasil na proposta “Cumbes, Quilombos y Palenques del Mercosur – La geografia del cimarronaje”, que traz destaque a locais símbolo de resistência contra o escravismo em países da América do Sul.

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg