» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro “Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática”
15/10/2017 - 12h24m

“Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática”

15 de outubro, Dia do Professor

“Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática”

Arte: Mariana Moura

Ser professor sempre foi um desafio em um País no qual não ter conhecimento é a vontade daqueles que estão no topo da pirâmide social, política e econômica. Nos tempos atuais, manter-se firme na missão de lecionar, de abrir o universo do conhecimento para todos, é enfrentar uma batalha diária.Para nós, que fazemos a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), esta luta deve ser travada com respeito e ética, disseminando os valores que acreditamos e defendemos.

Ser professor é ser protagonista de uma transformação urgente e necessária, apesar de tantos percalços. Que possamos estar firmes na contribuição para uma nação mais justa e igualitária, com oportunidades de inclusão e desfrute dos bens da vida por todo cidadão.

Aqui, publicamos, o reflexico texto do mestre Paulo Freire (compartilhado pelo professor Wellyngton Silva), uma inspiração para cada um que escolheu a sala de aula como missão.

“Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar.

Assim como não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica. Tão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensiná-los. É a decência com que o faço. É preparação científica revelada sem arrogância, pelo contrário, com humildade. É o respeito jamais negado ao educando, a seu saber de “experiência feito” que busco superar com ele. Tão importante quanto o ensino dos conteúdos é minha coerência na classe. A coerência entre o que digo, o que escrevo e o que faço. É importante que os alunos percebam o esforço que faz o professor ou a professora procurando sua coerência. É preciso também que este esforço seja de quando em vez discutido na classe. Há situações em que a conduta da professora pode parecer aos alunos contraditória. Isto se dá quase sempre quando o professor simplesmente exerce sua autoridade na coordenação das atividades na classe e parece aos alunos que ele, o professor, exorbitou de seu poder. Às vezes, é o próprio professor que não está certo de ter realmente ultrapassado o limite de sua autoridade ou não.”

__
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 7ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 115-117. (Coleção Leitura).