» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro Pesquisadores da Uneal assinam termos de outorga de bolsas de iniciação científica
10/10/2017 - 11h45m

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira

Foto: Mariana Moura

Texto - Mariana Moura
Edição - Clau Soares

A solenidade de outorga das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Fapeal/Uneal) trouxe, nesta segunda-feira (09), ao Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, professores e alunos das demais unidades da instituição.

Este ano, foram selecionados, por meio de edital interno, 89 bolsistas de iniciação científica, contemplados com 80 bolsas da Fapeal e uma contrapartida de nove bolsas da Uneal para o desenvolvimento de pesquisas por um período de 12 meses, sob a orientação de pesquisadores da Universidade.

Com o mini-auditório do mestrado lotado, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Gomes, falou da importância da iniciação científica. “O Pibic é estruturante para o desenvolvimento das atividades de pesquisa na Universidade, possibilitando a integração entre estudantes e professores mergulhados no universo da produção do conhecimento científico”, explicou.

Em sua fala, o reitor Jairo Campos ressaltou que a Uneal vive um novo momento, em que “apesar das dificuldades do País, em um cenário em que grandes universidades ameaçam fechar as portas, a Uneal cresce em status”. Entre os esforços empenhados para o crescimento da instituição, o reitor frisou a contribuição do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes.

O vice-reitor Clébio Araújo lembrou que, apesar de a Uneal ser uma Universidade jovem, o tripé ensino, pesquisa e extensão está sendo assegurado. “É importante ter, em Alagoas, políticas que visem ao aumento de custeio da Universidade, para que possamos atender o aumento da demanda por pesquisa”, frisou.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes prestigiou a solenidade e destacou os avanços em pesquisa na Uneal. “A Fapeal abraçou a quebra de cultura ao democratizar o acesso ao fomento da pesquisa”, destacou Guedes.

O estudante Cleyton de Almeida foi um dos bolsistas a assinar o termo de outorga. “É um momento ímpar para a universidade e para mim como estudante, que posso crescer academicamente, tendo em vista minha aspiração ao mestrado”, declarou.

O diretor do Campus I - Arapiraca, Aldemir Barros, e os coordenadores de Pesquisa da Uneal, Augusto Ferreira Ramos Filho, e de bolsas da Fapeal, Thiago Nascimento.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg