» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Outubro Seminário interdisciplinar aborda vida e obra de Graciliano Ramos
09/10/2017 - 13h59m

Seminário interdisciplinar aborda vida e obra de Graciliano Ramos

No Campus III - Palmeira dos Índios

Seminário interdisciplinar aborda vida e obra de Graciliano Ramos

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e o grupo de Teatro Universitário em Palmeira dos Índios (TUPI) realizam, no dia 26 de outubro, o seminário interdisciplinar “Palmeira dos Índios em Graciliano Ramos (1928-1933): Caetés”, em comemoração aos 200 anos de Alagoas e o aniversário de 125 anos do Mestre Graça, no Campus III, em Palmeira dos Índios.

O evento terá início às 13h30, com a palestra da professora Julia Sara Accioly Quirino, “1928-1933 - Pedagogia no Brasil”. Em seguida, a docente Rosa de Lima Medeiros Neto fala sobre “A geografia de Palmeira dos Índios: extrativismo e outras peculiaridades”.

A terceira palestra do seminário será “O contexto sociopolítico brasileiro e os relatórios do Prefeito Graciliano Ramos”, a ser ministrado pelo professor Marcelo Góes Tavares. Já o professor Moisés Monteiro de Melo Neto abordará “Matemática, Sociologia e Teoria da Literatura em Graciliano Ramos” .

O terceiro bloco fica por conta dos palestrantes Josué Ribeiro de Vasconcelos e Cristiano Ramos, com os temas “Graciliano, o administrador”, e “A importância de Graciliano Ramos para Palmeira dos Índios, hoje”, respectivamente.

A abertura terá a presença da professora Isvânia Marques da Silva, autora do livro “Para ti, Graci (liano)...”, secretária de Cultura de Palmeira dos Índios e membro Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes.

Será encenada ainda a peça teatral “Caetés”, com texto adaptado da obra homônima por Moisés Monteiro, com estudantes do curso de Letras.