» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Aula inaugural marca início do Dinter em Educação entre Uneal e UFRGS
12/09/2017 - 19h50m

Aula inaugural marca início do Dinter em Educação entre Uneal e UFRGS

Dezessete professores da Uneal estão no programa

Aula inaugural marca início do Dinter em Educação entre Uneal e UFRGS

Wellyngton Silva/Cortesia

Clau Soares

A Universidade Estadual de Alagoas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizaram, na tarde de segunda-feira (11), em Porto Alegre, a aula inaugural do doutorado interinstitucional em Educação, com a palestra “Desafios e Perspectivas para a pós-graduação e pesquisa em Educação”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred), José Gondra.

Os 17 doutorandos da Uneal estão comprometidos com o sucesso da parceria entre as instituições para a qualificação do quadro docente. “Esse doutorado, além de nos proporcionar a ampliação dos conhecimentos acadêmicos voltados para a compreensão do contexto educacional em Alagoas, também garante autonomia intelectual para que, daqui a três anos e meio, possamos construir nosso mestrado em Educação”, explicou o doutorando Bruno Rogério Duarte, docente do Campus IV da Uneal.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, prestigiou a solenidade. “É importante parabenizarmos cada doutorando pela ousadia de sair do seu estado para estudar a quilômetros de distância de casa e por se comprometerem a contribuir muito mais com a Universidade. Somos muito gratos ainda a UFRGS por ser nossa parceira neste grande projeto. Este é, sem dúvidas, um grande momento na história da nossa Uneal”, destacou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, Cristiano Cezar Gomes, o início do Dinter marca o resultado de negociações iniciadas um ano antes. “É um momento simbólico e histórico na trajetória da Uneal. Assistimos à concretização de um árduo trabalho desenvolvido em parceria com a UFRGS, iniciado conjuntamente ainda em 2016. Presenciamos o prenúncio de novos rumos para a nossa Universidade com a formação de 17 novos doutores em Educação nos próximos anos", declarou.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, presente à assinatura e à aula magna, parabenizou a turma e ressaltou o trabalho realizado pelos gestores da Uneal. “A Fundação concedeu bolsas de estudos para todos os professores nesta primeira etapa e fizemos questão de levar em mãos os termos de outorga, entregando-os aos novos alunos e firmando o compromisso institucional com os respectivos orientadores e a coordenação do doutorado”, disse.

Assinatura dos termos de outorga

Na ocasião, os doutorandos assinaram ainda os termos de outorga das bolsas do convênio Capes/Fapeal/Uneal. O pagamento das bolsas será garantido por doze meses pela Capes; cinco meses pela Fapeal e um mês ficará sob a responsabilidade da Uneal.
“O apoio da Reitoria, Fapeal e da Capes tem sido imprescindível para o desenvolvimento deste projeto estruturante para a Uneal”, ratificou o pró-reitor Cristiano Gomes.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg