Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Estudantes da Uneal apresentarão ferramenta para clubes de futebol em SP
11/09/2017 - 11h10m

Estudantes da Uneal apresentarão ferramenta para clubes de futebol em SP

Estudantes da Uneal apresentarão ferramenta para clubes de futebol em SP

Equipe desenvolveu algoritmo

 Clau Soares

O que era para ser apenas uma atividade de extensão da disciplina de gestão de pessoas tornou-se um projeto profissional para um grupo de estudantes do curso de administração de empresa da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca. A proposta era realizar um trabalho acadêmico com foco no desenvolvimento pessoal.

A escolha da equipe, formada pelos estudantes Cledison Santos, Eulânia Silva, Douglas Domingos, Kelianny Amorim e Anderson Santana, foi aliar administração e futebol, por meio do uso de um algoritmo que permitiu avaliar a perfomance de jogadores.

Para executar a tarefa, os estudantes do sexto período da graduação ingressaram na rotina do time escolhido: a equipe do sub-20 do da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). “O trabalho consistiu em viajar com a equipe para alimentar informações para algoritmo. Passamos todo o campeonato alagoano viajando, aos sábados, e fazendo as devidas observações”, esclareceu o graduando Cledisson Santos.

Com as informações obtidas, o ASA levou seis jogadores do sub-20 ao patamar profissional, a partir da avaliação feita com o algoritmo. “Os resultados foram apresentados à gestão do ASA Sub-20, e, uma semana depois, fomos convidados a trabalhar em um clube de Arapiraca que forma atletas, o Arapiraca Futebol Clube. Hoje, somos o conselho administrativo”, revelou Santos.

Mais melhorias foram realizadas na ferramenta e, este mês, o grupo foi surpreendido com o convite do São Paulo Futebol Clube, do Santos Futebol Clune e de um analista de desempenho da Seleção Brasileira de Futebol. O representante da equipe viajará no dia 14 de setembro para São Paulo onde participará de reunião com os times para socializar os resultados obtidos com o algoritmo. A viagem será patrocinada pelo Arapiraca Futebol Clube.

O professor da Uneal, Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão, está orgulhoso do trabalho realizado pelos graduandos. “Eles conseguiram colocar em prática toda a teoria recebida em sala de aula e, a partir disso, criaram uma ferramenta com ótimos resultados. O mérito é todo deles”, frisou.

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg