Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste é realizado em Maceió
26/09/2017 - 09h26m

Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste é realizado em Maceió

Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste é realizado em Maceió

Divulgação

A Universidade Estadual de Alagoas foi uma das anfitriãs do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste, realizado no Jatiúca Hotel e Resort, em Maceió, nos dias 21 e 22 de setembro. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal), o evento reuniu gestores das instituições de ensino superior da região e do Estado do Espírito Santo.

Nesta edição, cuja comissão organizadora esteve sob a coordenação da Uneal, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, teve como principais objetivos uma maior integração entre as instituições e as fundações de amparo à pesquisa, a construção de políticas públicas para pesquisa e pós-graduação stricto sensu, a análise da avaliação quadrienal da CAPES, além de estratégias de interiorização, internacionalização e de financiamento da pós-graduação na região Nordeste.

"O Fórum realizado em Alagoas se configurou em um rico momento de discussões, avaliação e integração entre as universidades, centros universitários, institutos e órgãos de fomento à pesquisa. Com uma ampla participação dos gestores das instituições sediadas na região e a articulação com as agências de financiamento, no âmbito federal e estaduais. Esperamos ter colaborado para o crescimento e consolidação da pós-graduação graduação no Nordeste, além de fortalecer a Uneal como protagonista e interlocutora das discussões na atualidade", avaliou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, Cristiano Cezar Gomes.

A Universidade Tiradentes, a Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas participaram, junto com a Uneal, compuseram a comissão organizadora do Fórum.

Comunidade acadêmica presente

A abertura foi presidida pelo coordenador da Regional Nordeste, professor Ernani Carvalho Neto, da Universidade Federal de Pernambuco, contando com a presença do reitor da Uneal, Jairo Campos, do reitor da Unit, Dario Arcanjo, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar Gomes, além da professora da Universidade de Pernambuco,Tereza Cartaxo, , representante da Presidência Nacional do Foprop, bem como o professor Altanys Calheiros, representante do Instituto Federal de Alagoas.

Prestigiaram o Fórum, o diretor de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Costa Lima; o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Abraham Benzaquen Sicsú, e o representante da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti PE), Alexandre Stanford.

O Fórum contou ainda com a participação de representantes das diretorias de Avaliação (DAV), de Relações Internacionais (DRI) e de Programa e Bolsas no País (DPB), todas da CAPES.

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg