» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Uneal participa de construção de documentário da EBC
18/09/2017 - 10h46m

Uneal participa de construção de documentário da EBC

Filme aborda o tombamento da Serra da Barriga pelo Mercosul

Uneal participa de construção de documentário da EBC

Arquivo pessoal

O vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Clébio Correia de Araújo, participou, na última semana, da gravação de um documentário da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

A proposta do filme é apresentar um panorama do Quilombo dos Palmares em virtude do tombamento da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul. O título foi concedido em junho deste ano, em votação unânime pelos países que compõem o bloco econômico.

Segundo o professor Clébio Correia, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) participou desta conquista. “Contribuímos com a elaboração do dossiê que embasou o pedido de tombamento junto ao parlamento do Mercosul”, explicou o docente que também coordena o Núcleo, na Uneal.

Na entrevista, Clébio Correia falou sobre a importância histórica da Serra da Barriga para a afirmação da identidade negra, no passado e no presente, e a relevância do Parque Memorial dos Palmares. “Enfatizei a originalidade dos Palmares como experiência da diáspora negra que é exemplo da capacidade dos afro-brasileiros de dialogarem com as diferenças, dando-nos um referencial ético para as novas gerações”, relatou.