» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Uneal realiza abertura oficial do XVI SACBio
05/09/2017 - 16h40m

Uneal realiza abertura oficial do XVI SACBio

Simpósio ocorre de 4 a 6 de setembro no Campus I

Uneal realiza abertura oficial do XVI SACBio

Vilceia Melo

A palestra “Biólogo professor ou professor biólogo”, ministrada pela professora Jane Lyra, abriu oficialmente o XVI Simpósio Alagoano de Ciências Biológicas (SACBio) promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A solenidade da abertura foi realizada na noite desta segunda (04) no auditório D. Bezinha, no Campus I, em Arapiraca.

Este ano, o simpósio  teve como tema  “Biodiversidade, Ecologia e Conservação”. O evento é de caráter regional e conta com a participação de estudantes de vários campi da Uneal e de outras universidades. Palestras, minicursos, mesas-redondas,  dentre outras atividades fazem parte da programação do evento.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Jairo José Campos da Costa, ressaltou os avanços alcançados para os diversos cursos da Uneal e especialmente para o curso de Ciências Biológicas e áreas afins. “Sei que ainda temos muitos problemas estruturais na Uneal, mas são inegáveia  os  avanços alcançados nos últimos anos”, afirmou o reitor.

O vice–reitor Clebio Correia de Araújo também participou da solenidade de abertura do XVI SACBio e fez uma referência ao tema do evento, ressaltando a ameaça aos poucos avanços que o Brasil teve em relação à legislação ambiental. “Somos a maior reserva de biodiversidade do mundo e estamos vivendo um momento tão absurdo com um governo golpista que quer vender a nossa Amazônia aos interesses estrangeiros”, ressaltou Clebio Araújo.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Uneal, do campus I, Esmeralda Porto Lopes, que também compôs a mesa de abertura, disse que a formação de biólogos exige principalmente uma postura ética de respeito à natureza.

A coordenadora geral do evento, Claudimary Bispo, agradeceu o empenho dos alunos na organizaçã do evento, e  que,  mesmo diante de tantas dificuldades financeiras a comissão não  mediu esforços para executar mais uma edição do SACBio. “Vocês estão de parabéns pela empenho e dedicação em todas as fases desse evento”, reconheceu Claudimary Bispo.

A ong Protetora Arapiraca participou do evento levando vários cães para serem adotados. A ong,  que já atua ha quase 5 anos na cidade, recolhe animais nas ruas, trata e promove feiras de adoção. Quem quiser saber mais sobre a ong acesse a rede social Protetoras Arapiraca

Também participaram da composição da mesa da abertura  o  pró-reitor de Extensão, Rubens Pessoa, a diretora do Campus I, Maria do Carmo, o chefe de gabinete, Odilon Máximo, e o aluno do 8º período de Ciências Biológicas, Wanderson Ferreira.

Durante a abertura houve uma apresentação cultural encenada pelos próprios alunos do curso de Ciências Biológicas da Uneal.

O XVI SACBio segue até esta quarta-feira (6). Veja a programação completa aqui.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg