» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Fevereiro Acessibilidade: projeto de sinalização do prédio da reitoria começa a ser implantado
06/02/2018 - 15h17m

Mariana Moura

Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A Universidade Estadual de Alagoas, pondo em prática a Lei da Acessibilidade, concluiu a primeira etapa da implantação do piso tátil, no Campus I, que indica o caminho até a Reitoria, situada no primeiro andar.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Humano, professor Anderson Barros, "a acessibilidade é uma preocupação da Uneal" e avisa que em breve será implantado o mapa de localização.

Também, o pro-reitor garantiu a segunda etapa do projeto, com a sinalização padrão de todas as salas dos seis Campi, Reitoria, Casa do Estudante de Santana do Ipanema e do Pólo.

Lei da Acessibilidade

A Lei n° 10.098, de Dezembro de 2000, mais conhecida como Lei da Acessibilidade, busca estabelecer em seu artigo 1°, as normas gerais e os critérios básicos para promover a acessibilidade de todas as pessoas portadoras de deficiência ou que apresentam mobilidade reduzida, indiferente de qual seja esta deficiência (visual, locomotora, auditiva e etc.), através da eliminação dos obstáculos e barreiras existentes nas vias públicas, na reforma e construção de edificações, no mobiliário urbano e ainda nos meios de comunicação e transporte.

.