» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Fevereiro Reitor da Uneal receberá Comenda Breno Accioly
06/02/2018 - 13h50m

Reitor da Uneal receberá Comenda Breno Accioly

Mariana Moura

A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes divulgou a aprovação da outorga da Comenda Breno Accioly ao reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo Campos, em reconhecimento ao seu trabalho pela "educação de Alagoas" e pela "defesa de pontos de vista amplamente coerentes com atual situação por que passa o nosso Brasil".

A entrega do título ocorrerá no dia 26 de maio, em uma tradicional reunião festiva. Mais detalhes serão apresentados em breve.

Breno Accioly

Escritor, jornalista e médico, Breno Rocha Accioly nasceu em Santana do Ipanema em 21 de março de 1921. Morreu em 1966 e teve uma vida intensa e perturbadora quanto alguns dos seus contos.

Considerado um dos mestres do conto brasileiro, é autor de personagens melancólicos. Ainda como estudante universitário de Medicina, em 1944, com os contos reunidos em João Urso, o santanense conquistou dois dos mais importantes prêmios à época: o Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, e Graça Aranha, da Fundação Graça Aranha.

Na década de 1950, escrevia para o Jornal de Alagoas. Participou do grupo da Revista Branca. Escreveu crônicas para rádios e jornais e foi o patrono da cadeira nº 19 da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).