» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Maio Estudantes de administração pública da Uneal se mobilizam por mais oportunidades
16/05/2018 - 11h45m

Clau Soares

Buscar oportunidades para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula e ainda de inserção no mercado de trabalho. Esta é a meta de um grupo de estudantes do curso de administração pública do Campus VI da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Maceió, que tem se mobilizado, junto com organizações estudantis de todo o Brasil, para articular aberturas na área.

No último mês, uma comitiva de graduandos participou da quarta edição do Encontro Regional dos Estudantes do Campo de Públicas (ERECAP), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. “Sempre busquei participar desses encontros e levar o maior número de estudantes. Só consegui agora. Foi a primeira delegação e todos adoraram”, ressaltou a estudante Lyslane Melo de Almeida.

A universitária explicou que a participação em eventos deste porte também inspira a mobilização local. Os estudantes querem agora dialogar com entidades alagoanas para apresentar a importância do serviço especializado do administrador público para o desenvolvimento do próprio Estado.

De acordo com o coordenador do curso na Uneal, professor Adilson Jorge dos Santos, ainda são poucas as vagas ofertadas em concursos públicos, por exemplo, mas a Universidade possui convênios para estágios com o Governo do Estado, Ministério Público, entre outros órgãos, o que garante uma formação mais completa ao graduando.

Atuação do administrador público
Após a conclusão da graduação, os bacharéis em administração pública podem atuar em órgãos do poder público, terceiro setor ou da iniciativa privada, em cargos de gerenciamento e ainda na elaboração ou acompanhamento de políticas públicas, conforme destaca o Guia do Estudante.