» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Maio Estudantes do curso de Direito do Campus I realizam simulação do Tribunal do Júri
14/05/2018 - 13h05m

Foto: Emerson Santos

Clau Soares

Os estudantes do nono período do curso de direito da Universidade Estadual de Alagoas realizaram, na última sexta-feira (11), a sessão de um júri simulado, no auditório do Campus I, em Arapiraca. Advogados de defesa, membros do Ministério Público, juíza, escrivão e o júri compuseram a cena.

A atividade, vinculada à disciplina Prática Penal, ministrada pelo professor Cláudio Canuto, mobilizou todos os membros da turma que também ficaram com a incumbência de organizar o ambiente físico e demais obrigações administrativas para a realização do procedimento.

Baseado em um caso real de tentativa de homicídio, o julgamento seguiu a ritualística determinada pela legislação vigente. Desde a instalação até o proferimento da sentença.

Defesa e acusação, compostas por sete estudantes de cada lado, se enfrentaram nas sustentações orais, com a reserva do tempo igual para ambas as partes. Ao final, o júri, secretamente, votou se absolvia ou não o réu. A equipe da defesa saiu vitoriosa com o convencimento do júri da inocência do cliente.

Ao final, o professor Cláudio Canuto, que assistiu ao desenrolar da atividade na platéia, fez observações gerais e parabenizou a turma pelo empenho e bom trabalho realizado. “Eu me emocionei porque esse é o caminho que deve ser trilhado. ‘Vocês estão de parabéns. Eu me sinto realizado em poder participar de uma atividade dessas com vocês”, disse o docente, ao final do trabalho.