» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Maio Reitor da Uneal e a equipe discutem a reestruturação do Proesp
11/05/2018 - 16h05m

Reitor da Uneal e a equipe discutem a reestruturação do Proesp

A oferta de cursos técnicos foi discutida durante a reunião

Reitor da Uneal e a equipe discutem a reestruturação do Proesp

Vilceia Melo

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Correia de Araújo, e os recém-nomeados integrantes do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp), estiveram reunidos nesta semana para discutir a reestruturação do programa.

Durante a reunião, que teve a participação dos professores Renan Rocha, Maria Betânia, Maria Brito, Jacinta Matos, do assessor de Governança da Uneal, Rodrigo Leite e da pró-reitora de Graduação, Maria Helena Aragão, foram apontadas as diretrizes que devem ser tomadas no sentido fortalecer e ampliar a oferta de cursos do programa.

Além da graduação, o reitor Clébio Araújo e a equipe do Proesp discutiram a possibilidade da universidade ofertar cursos rápidos de formação técnica. “Nas prefeitura há servidores que também necessitam de capacitação técnica em setores como o administrativo, atendimento, planejamento, recursos humanos, dentre outros, que a universidade pode ofertar capacitação", pontuou o reitor.

Umas das primeiras ações que o grupo vai realizar é a visita aos municípios que já estabeleceram a parceira com a Uneal para a renovação dos convênios; apresentar o conteúdo do Proesp e a importância dessa formação de nível superior para os servidores públicos; e levantar a demanda de cursos de formação técnica que cada prefeitura necessita para avaliar a ampliação do programa.

Proesp

O Proesp foi implantado pela Uneal em 2012  com o objetivo de ofertar a graduação aos servidores públicos. O programa teve a adesão de várias prefeituras que estabeleceram convênio com a Uneal para diplomar seus servidores.  Grande parte dos estudantes do Proesp é de servidores como merendeiras, vigilantes, assistentes administrativos, entre outros profissionais que não conseguiram ingressar em uma faculdade, e por meio do Proesp tiveram a oportunidade de cursar o nível superior.

A Uneal ofertou o curso de bacharelado em Administração Pública, e licenciatura na área de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.