» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Março Campus VI discute integração à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
13/03/2018 - 16h17m

Campus VI discute integração à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Por Mariana Moura

Na manhã desta terça-feira, 13, o diretor do Campus VI (Maceió), professor Edel Guilherme, esteve reunido com representantes da Rede Nacional de Pesquisa – RNP – e discutiu sobre a conexão da Uneal à Rede voltada exclusivamente para as universidades.

A preparação para a mudança de endereço vai desde o traslado físico do patrimônio da Universidade até a preocupação com a rede de internet para o novo Campus de Maceió. Nessa perspectiva, o diretor do Campus encontrou na reunião com o Ponto de Presença – POP – da RNP a forma mais interessante para a comunidade acadêmica.

Guilherme Edel

(Foto: Tárcila Cabral)

O que é a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD).

A RNP, tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Para isso, fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento, possibilitando a realização de projetos e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa.

O objetivo central é “conectar a Academia”. Entre os serviços da RNP está o Comunidade Acadêmica Federada -Cafe-, um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Alguns de seus outros serviços são Web conferencia, videoconferência e acesso a revistas acadêmicas internacionais.

Uneal e RNP

A RNP divide os clientes em três categorias: a primária, constituída das Universidades Federais. Para estas, o custo é feito totalmente pela RNP. A secundária, na qual está a Uneal, são as Universidades Estaduais. Para estas o custo para instalação é da instituição. Há ainda a terceira categoria, chamada de temporária, ligada a uma das categorias anteriores.

Em sua competência, o diretor Edel Guilherme tratou de direcionar a discussão da implantação da Rede no Campus VI e os diretores do Ponto de Presença da RNP afirmaram a possibilidade do custo zero para fazer a ligação. Mas que será necessário apenas o custo da fibra. “A Uneal vai pagar pelo circuito não pela internet”, afirmou o coordenador administrativo, Georginei Souza Neri.

De acordo com o professor Edel Guilherme, “a RNP será um fator motivador para o estudante, pois a diferença na velocidade e na qualidade da internet é estúpida, e a além disso, o conteúdo acadêmico é vasto”.

edel2

(Foto: Mariana Moura)