» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Outubro Editora da Uneal lança 15 obras de docentes e pesquisadores consagrados
11/10/2018 - 15h56m

Editora da Uneal lança 15 obras de docentes e pesquisadores consagrados

Solenidade foi realizada no Campus I, em Arapiraca

Editora da Uneal lança 15 obras de docentes e pesquisadores consagrados

Clau Soares

O lançamento das quinze novas obras da Editora da Universidade Estadual de Alagoas, na noite desta quarta-feira (10), no auditório D. Bezinha, no Campus I, em Arapiraca, foi marcado pela celebração da produção científica em Alagoas. Os autores fizeram uma breve apresentação das publicações e, ao final, participaram de uma sessão de autógrafos, na recém-inaugurada Livraria Café Maria Madalena Barros de Menezes.

“É um marco na história da Uneal. Este lançamento se dá em um momento em que tentamos elevar a Editora a um patamar de maior visibilidade no mercado editorial local. Estes 15 livros vêm em uma lógica mais profissional, com a EdUneal conectada com outras editoras do País, por meio da ABEU. É uma experiência que deixa um legado para a Uneal. Agora, é daqui para frente, para crescermos ainda mais”, frisou o reitor Clébio Correia de Araújo.

“A solenidade foi a finalização de um ciclo no qual primeira parte é a confecção, produção das obras. E esta segunda parte, de lançamento, é o ritual que a gente precisa incorporar para mostrarmos que temos publicações de qualidade. ‘A Uneal está crescendo, tanto no mercado editorial quanto na ampliação de novas publicações. Ou seja, a gente está democratizando o acesso à pesquisa”, explicou a diretora da EdUneal, Sanádia Gama.

A solenidade teve como destaque as presenças da professora Ivanilda Verçosa, esposa do estudioso Élcio Gusmão (in Memorian), autor de um dos livros lançados na ocasião, do pesquisador Dirceu Lindoso, 86 anos, Doutor Honoris Causa da instituição, e do historiador sergipano Antônio Fernando de Araújo Sá. Todos convidados especiais da Editora da Universidade.

Todos os títulos lançados estão à venda e podem ser adquiridos na Livraria Café, em Arapiraca, e ainda por meio  da loja virtual no site www.eduneal.com.br

Confira todos os títulos lançados:

• Estudos Literários: abordagens múltiplas. Helenice Fragoso dos Santos, Renildo Ribeiro e Vitor Emmanuell (Orgs.)
  • Interfaces com Graciliano Ramos. Eliane Bezerra da Silva, Rosangela Nunes de Lima e Silvio Nunes da Silva Júnior (Orgs.).
  • Da filosofia da Geografia à práxis social: o território alagoano como base para pensar e fazer Geografia. Reinaldo Souza (Org.).
  • Teceres diferentes: em gêneros orais e escritos. Maria Francisca Oliveira Santos e Max Silva da Rocha (Orgs.).
  • Territorialidade e Cultura: a interdisciplinaridade em pesquisas sobre os saberes e Alagoas. Conceição Maria Dias de Lima, Cristiano Cezar Gomes da Silva e Jenaice Israel Ferro (Orgs.).
  • Rio sem história? Leituras sobre o Rio São Francisco. Antônio Fernando de Araújo Sá e Vanessa Brasil (Orgs.).
  • Temas Jurídicos em análise. Juliana Merten Padilha, Maryny D. B. Alves Brandão e Tiago Soares Vicente (Orgs.).
  • Educação, história e formação docente na sociedade contemporânea. Alice Virgínia Brito de Oliveira e Andéa Karla Ferreira Nunes (Orgs.).
  • A pesquisa científica em Alagoas: produções acadêmicas de alunos da Uneal. Adelmiran Silva de Oliveira e Sanádia Gama dos Santos (Orgs.).
  • Histórias de trabalhadores e da Justiça do Trabalho. Marcelo Góes Tavares e Antônio Torres Montenegro (Orgs.).
  • Ovídio: o poeta dos deuses e do amor no bimilenário de sua morte. Douglas Gonçalves de Souza e Manuel Rolph Cabeceiras (Orgs.).
  • Razão e Cultura: Um estudo complementar sobre o tema Razão Quilombola e sobre a EtnoSociologia de Gilberto Freyre e a Sociologia Agrária de Manuel Diégues Júnior. Dirceu Lindoso (Orgs.).
  • A Educação Superior no Estado de Alagoas: um estudo sobre as Instituições Públicas Estaduais. Maisa Gomes Brandão Kullok, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Maria Lucélia da Hora Sales, Adriana de Martella Orsi, Antonio Jeremias Tavares da Rocha, Lúcio Luiz Izidro da Silva (Orgs.).
  • Rimas do Mundaú. Cícero Manoel (Org.).
  • Cultura e Educação nas Alagoas: História, histórias. Elcio de Gusmão Verçosa (Org.).