» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto IX ENCCULT finaliza hoje em Maceió
17/08/2019 - 10h35m

IX ENCCULT finaliza hoje em Maceió

Encontro Científico 2019 trouxe vasta programação para capital alagoana

IX ENCCULT finaliza hoje em Maceió

Rodrigo Rosas

O IX Encontro Científico Cultural (ENCCULT) coordenado pela Uneal, Ufal, Ifal, e Cesmac, está acontecendo no campus VI em Maceió, nos cinco dias a vasta programação disponibilizou mesas redondas, minicursos, oficinas, colóquios, jornada de pesquisa, workshops, seminários, palestras, exposição de fotografias, apresentações culturais, concursos de artes e cultura, e apresentações de trabalhos.

O IX Encontro

Em Maceió, a intenção foi expandir as oportunidades de participação da comunidade acadêmica da capital. Alunos da Uneal dos campi de Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios, e União dos Palmares se fizeram presentes. Em 2019 a comissão organizadora destaca que aconteceu o aumento no número de trabalhos aprovados, de 150 em 2018, para 209 aprovações neste ano, com 241 trabalhos submetidos. Um dos objetivos do ENCCULT é elevar a qualidade da produção científica e cultural do estado de Alagoas, já que os trabalhos são analisados de acordo com a qualificação da Capes, trazendo para revista Diversitas Jornal as produções que tenham os estratos A1, A2, A3 e A4 as letras/números significam a qualificação dos periódicos.

“As áreas mais trabalhadas são educação e ensino da pedagogia, os programas de pedagogia como residência e Pibid, as ciências biológicas, com ciências ambientais, da saúde, agrárias, sociais aplicadas, e humanas. Ultimamente tem chegado trabalhos das dez áreas do CNPQ, inclusive trabalhos de linguística, literatura que dificilmente se inscreviam, as pessoas aos poucos estão tendo maior conhecimento a respeito do ENCCULT” explicou o professor e idealizador José Crisólogo.

Novidade

O evento trouxe como novidade a I jornada do ensino básico, onde professores trabalham temas específicos. A Escola Estadual Tavares Bastos, e a Escola Estadual Costa Rego de Arapiraca, levaram alguns trabalhos desenvolvidos no mestrado, as pesquisas têm a contribuição de alunos das escolas citadas. As produções foram apresentadas através de banners, jogral, maquetes, robótica, química, e jogos pedagógicos. O grupo da gestão de desenvolvimento rural contribuiu para o encontro, integrando os cursos de contabilidade, economia, e administração pública, os professores produziram diversos temas, gerando debates e discussões.

Premiações

Todos os anos o ENCCULT realiza o concurso de fotografias, à avaliação das fotos é feita 70% por profissionais, e 30% por votação ao decorrer do evento. A organização revelou que no geral serão escolhidos os três melhores trabalhos por área, os que obtiverem as maiores notas, serão publicados em edição especial da Diversitas Jornal. Vale ressaltar que em sua abertura na terça-feira (13) a Uneal homenageou (in memoriam) o professor Uriel Medeiros em reconhecimento por sua dedicação a docência, e pelo apoio no planejamento do encontro científico. A filha e a esposa de Uriel receberam o prêmio de Excelência Acadêmica, inclusive quatro alunos receberam o mesmo prêmio através de votação, pela qualificação de trabalhos da plataforma Urupemba.

“O encontro traz a oportunidade de convivência com pessoas em nível nacional ou regional, já que contamos com a participação de palestrantes de outros estados. Disponibilizamos momentos únicos para discutir os temas mais importantes no que se refere a atualidades. É necessário que a comunidade acadêmica da Uneal se faça mais presente em um evento tão pertinente”, enfatizou José Crisólogo.

O encerramento terá mesa redonda, minicursos, palestras, apresentação de trabalhos, sendo finalizado com apresentação cultural de Alexandre Caju e Banda.