» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto Servidores técnicos da Uneal recebem certificados da pós-graduação em Gestão Pública
30/08/2019 - 10h22m

Foto: Rodrigo Rosas - Ascom/Uneal

Rodrigo Rosas

Após um ano e sete meses de convivência, os servidores técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) receberam os certificados de conclusão da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, a solenidade foi realizada nesta quarta-feira (28) no planetário, em Arapiraca.

A pós-graduação em gestão pública surgiu através de uma necessidade, devido ao Plano de Cargos e Carreiras (PCC) lei 7.820 exigindo ao nível médio que a progressão acontecesse dentro da área de atuação. Anteriormente a Uneal não tinha uma especialização que se adequasse as áreas de atuação. Devido ao não atendimento da lei a Comissão Permanente de Avaliação (Cpav) travava os processos para progressão. A pró-reitoria de desenvolvimento humano (Prodhu) teve que identificar, analisar as áreas afins, até que foi decidido a opção pela gestão pública.

O reitor Odilon Máximo enquanto chefe de gabinete em 2017, sugeriu a criação da pós-graduação lato sensu em gestão pública, o vice-reitor Anderson Barros, e na época pró-reitor de desenvolvimento humano esteve a frente do planejamento sendo coordenador desta pós-graduação. “Agradecemos aos professores colaboradores, e destaco que para além do desenvolvimento que a pós-graduação propiciou, o principal reflexo foi a interação que houve entre os servidores, e o sentimento de pertencer a universidade, de entender e conhecer as realidades vividas pelos técnicos em seus campi” frisou Paula Mauro chefe de desenvolvimento de pessoas. A pós-graduação está vinculada ao programa qualifica, a iniciativa visa a qualificação, e treinamento dos servidores da Uneal, vale destacar que todos os níveis dos técnicos puderam participar da pós-graduação.

“A especialização não é só um momento, instrumento para que nossos servidores técnicos progridam na carreira, o projeto qualifica é importante porque é necessário estarmos permanentemente nos aperfeiçoando. Esta especialização serviu para que pudéssemos olhar para nossas práticas, nossas ações, muitos já vivenciaram a gestão publica, já sabem todas as tramitações processuais. As discussões, os debates trouxe conhecimentos para todos nós, tenho certeza que os projetos que saíram dessa especialização darão frutos, nós que estamos na gestão vamos olhar para esses projetos, temos que correr atrás para executar, inclusive o serviço de melhor qualidade, buscaremos que isso saia do papel, porque são propostas inovadoras, parabenizo a todos que estiveram a frente pelos esforços”, enfatizou Máximo.

O vice-reitor Anderson Barros frisou "foi um dia de celebrar o encerramento de um projeto construído à várias mãos. Do problema à solução, quantas lições e quanto aprendizado nestes 19 meses de curso, onde discutimos e repensamos a Uneal. Desde 2017 começamos a trabalhar no projeto para resolver gargalo da progressão dos nossos servidores técnicos administrativos que tinham dificuldades na progressão vertical. Construímos um projeto que além da formação dos nossos servidores, nós discutimos a Uneal, aprendemos um com o outro, enxergamos o problema do outro e principalmente, levantamos e apontamos soluções".

Através da especialização foram construídos diversos projetos inovadores, foram analisadas às lacunas da universidade, portanto, os pós-graduandos apresentaram no trabalho de conclusão de curso, projetos de intervenção que buscam solucionar pontos específicos, entre eles acessibilidade, unificação de certidões negativas, melhorias no atendimento, auxílio aos discentes, entre outros temas.  55 técnicos fizeram a pós-graduação, 23 da reitoria, 6 do campus I – Arapiraca, 8 do campus II – Santana do Ipanema, 9 do campus III – Palmeira dos índios, 3 do campus IV – São Miguel dos Campos, 3 campus V – União dos Palmares, e 3 do campus VI – Maceió.

Confira AQUI a lista dos pós-graduandos em Gestão Pública