» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto Uneal e UFPB estudam realizar doutorado interinstitucional nas áreas de ciências contábeis e administração
01/08/2019 - 16h52m

Foto: Arquivo pessoal

Clau Soares

O vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Anderson de Almeida Barros, participou, durante esta semana, de reuniões com representantes dos programas de pós-graduação de ciências contábeis e administração da Universidade Federal da Paraíba, na sede da instituição, em João Pessoa (PB). Os docentes debateram a efetivação de doutorados interinstitucionais (Dinter) nas áreas dos bacharelados.

No Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB, Anderson Barros foi recebido pela coordenadora Márcia Reis Machado e pelos professores Dimas Barrêto de Queiroz e Orleans Silva Martins. A proposta, neste departamento, é criar um doutorado interinstitucional que contemple docentes da Uneal e também da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL).

A equipe do PPGCC deve vir a Alagoas, na primeira semana de setembro, para apresentar o programa às universidades e aos docentes interessados em fazer o doutorado. “Após aprovada a proposta, a previsão é de que a seleção seja feita ainda no primeiro semestre de 2020, com início das aulas no segundo semestre”, explicou Anderson Barros.

Barros esteve ainda na sede do Programa de Pós-Graduação (PPGA) em Administração da UFPB onde conversou com o coordenador Francisco José da Costa; com o vice-coordenador Samir Adamoglu de Oliveira, e com os docentes Carlos Eduardo Cavalcante, André Gustavo Carvalho Machado e Anielson Barbosa da Silva. A equipe do PPGA garantiu que há interesse em firmar esta parceria com a Uneal, entretanto, só poderá fazê-lo em 2021, quando terá concluído o doutorado interinstitucional em curso com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Até o final deste ano, os docentes do PPGA devem visitar a Uneal que, neste ínterim, fará um levantamento dos interessados em fazer doutorado em administração. “Como já estamos concluindo dois doutorados na área das licenciaturas, nossa meta é também ofertar na área de bacharelados, qualificando os profissionais que atuam no ensino superior em Alagoas”, frisou o vice-reitor da Uneal, Anderson Barros.