» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto Uneal recebe novos doutores do dinter em Letras com a UEM
22/08/2019 - 15h30m

Uneal recebe novos doutores do dinter em Letras com a UEM

Clau Soares

A poesia da vida às margens do Rio São Francisco seduziu o pesquisador Jairo José Campos da Costa. Da paixão pela arte popular ribeirinha nasceu a inspiração para a pesquisa do curso de doutorado concluído, com sucesso, na primeira quinzena de agosto, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a aprovação da tese “Morena Teixeira: O Fio da Palavra e a Tecitura da Vida”, orientada pela professora Lúcia Zolin(UEM).

Campos é o segundo docente da Universidade Estadual de Alagoas a conquistar o título de doutor, por meio do doutorado interinstitucional (dinter) em Letras entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Uneal. O primeiro foi o professor Pedro Antônio Gomes de Melo que defendeu a tese “Dicionário toponímico de Alagoas (Dital): municípios e seus aspectos lingüísticos”, em 2018, com orientação do professor Manuel Messias Alves da Silva (UEM). Veja AQUI a matéria.

Prof. Pedro, à esquerda, na foto.

O próximo docente da Uneal a fazer a defesa será Eduardo Pantaleão de Morais, com a tese “O Macroethos Raciona e/ou Afetivo na Argumentação do Julgamento do Impeachment da Presidente Dilma Roussef” cuja orientação foi realizada pela professora Maria Célia Cortêz Passeti (UEM). A sessão ocorrerá próximo  dia 29 de agosto, na UEM.

Para Jairo Campos, o título confere ainda mais compromisso com as atribuições acadêmicas. “Vou exercer a minha doutorança com todo o rigor acadêmico, contribuindo com a instituição, com Alagoas e com o Brasil, em bancas e palestras sobre cultura sanfranciscana. Além disso, também vou tentar ingressar no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) e ainda contribuir com a construção do nosso mestrado próprio em letras”, afirmou.