» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Janeiro Uneal e Uncisal debatem planos de fortalecimento e cooperação mútua
23/01/2019 - 12h04m

Uneal e Uncisal debatem planos de fortalecimento e cooperação mútua

Foto: Eduardo Almeida

Clau Soares

Representantes da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) reuniram-se, nesta terça-feira (22), em Maceió, para traçar planos de aproximação, cooperação e unificação de pautas em comum a ambas instituições de ensino superior.

De acordo com o reitor da Uneal, Odilon Máximo, Uneal e Uncisal possuem demandas em comum, a exemplo da necessidade de assento permanente nos conselhos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP), além de maior autonomia financeira. “São pontos relevantes que podemos buscar juntos para o fortalecimento institucional”, afirmou Máximo.

Os gestores conversaram também sobre convênios e parcerias que beneficiam os públicos das duas universidades. Entre as propostas surgidas, estão a incorporação da Uncisal ao Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp), com a ampliação de cursos ofertados, inclusive graduação e pós–graduação na área de saúde. Odilon Máximo destacou que, de imediato, a Uncisal vai contribuir com a análise dos processos de insalubridade dos servidores técnico-administrativos da Uneal.

Também será analisada a possibilidade de oferta de serviços de saúde para estudantes da Uneal, nas unidades clínico-hospitalares da Uncisal, em Maceió. “Nossa meta é fazer uma troca de experiências, com cooperação mútua, respeitando a autonomia de cada Universidade”, ressaltou o reitor da Uneal.

Estiveram presentes à reunião, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a vice- reitora Ilka do Amaral Soares e a pró-reitorade Gestão de Pessoas, Maria Margareth Ferreira Tavares. O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros e a pró-reitora de Desenvolvimento Humano, Adriana de Lima Cavalcante, além dos técnicos Alexandre Batista e Rudson Nascimento Santos, também participaram do encontro.