» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho Coordenadores de cursos de graduação e membros do NDE se reúnem para discutir atualização do PPC
11/06/2019 - 18h00m

Rodrigo Rosas

Os coordenadores dos cursos e membros de Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11), para discutir sobre a atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A demanda resulta da nova regulamentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e curricularizacão da extensão. O encontro aconteceu na sala dos conselhos, no prédio da reitoria em Arapiraca.

Algumas exigências serão ajustadas e adequadas de acordo com as demandas de organização pedagógica. Atualmente a Uneal tem uma demanda interna, e duas demandas externas, a interna diz respeito a nova regulamentação dos TCCs que foi votada, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), a mudança foi publicada em março e amplia a possibilidade de apresentação de trabalhos para conclusão, portanto, diante da demanda os cursos devem se organizar para contemplar no seu PPC as modalidades de trabalho que passarão a adotar.

As outras demandas são as BNCCs que precisam ser incorporadas dentro dos projetos pedagógicos dos cursos das licenciaturas, uma vez que a Uneal forma professores, as licenciaturas devem pensar dentro do formato dos cursos, como ajustar esta nova configuração de formação de professores. Outra exigência do Plano Nacional de Educação trata da extensão, exigindo a curricularização da extensão, onde 10% da carga horária total dos cursos sejam destinadas para atividades extensionistas.

“Esse momento já é de trabalho, os cursos desde fevereiro já vem discutindo essas demandas junto com os coordenadores, e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes, tantos os cursos de bacharelado, quanto os da licenciatura, estão traçando um desenho de propostas de matriz curricular que venha atender as novas demandas”, explicou a pró-reitora de graduação Adenize Acioli.

A pró-reitora destacou que a manhã de reunião faz parte de uma sequência de trabalho, onde se retornaram as discussões. "Os cursos terão até o final de agosto para amadurecerem seus documentos e atualizar as propostas pedagógicas. Tivemos uma reunião produtiva com uma boa presença de coordenadores e membros do NDE",  enfatizou Acioli.