» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho Proext e TVCOM realizaram curso de extensão
08/06/2019 - 12h00m

Proext e TVCOM realizaram curso de extensão

Rodrigo Rosas

A Pró-reitoria de Extensão, junto a TVCOM realizou nesta quinta-feira (6) o curso de extensão Cibernema: Fazendo Cinema com o Celular, a oficina tratou da temática que abordou a renovação e o cinema alternativo, incluindo as diversas possibilidades de publicizar ideias. A atividade extensionista aconteceu na sala dos conselhos em Arapiraca.

Em primeiro momento o jornalista Paulo Memória Alli, responsável por ministrar o curso, palestrou a respeito do seu projeto Cibernema: do celuloide ao celular, que pretende mostrar o recorte de uma mensagem a ser propagada, demonstrando objetivamente qual o conceito do cibernema. Ao fim da palestra, os inscritos na oficina realizaram o exercício de gravar um vídeo, no tempo de um minuto, usando o celular e sua própria percepção.

“É importante que a universidade saia do academicismo e leve novas propostas para outros segmentos da sociedade, a Uneal acerta em trazer novos projetos que incluam também os estudantes, através dos novos conteúdos, com uma nova estética, e sobretudo nessa área do cinema que é tão sensível. De fato nós conseguimos passar uma mensagem, agradeço a Universidade Estadual de Alagoas por esta oportunidade”, enfatizou Alli.

Alli

No segundo momento foram exibidos dois documentários de Alli o primeiro: Mulheres que lutam, e posteriormente “uma ideia não se prende” o doc foi registrado de forma inovadora apenas com celular e as mãos como apoio, sem a utilização de nenhum outro acessório, o vídeo mostra a massa de manifestantes que saíram de suas cidades, em todas as regiões do país no final do mês de abril de 2018, que se uniram em Curitiba-PR, para realizar um primeiro de maio contra a prisão, e pela libertação imediata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Enalteço o curso disponibilizado, e parabenizo o professor Luisinho que esteve comigo na organização, registro meus agradecimentos ao jornalista Paulo Memória em nome do reitor Odilon Máximo e a todos que estiveram presentes, juntos vamos construir uma Uneal cada vez mais viva”, ressaltou o Pró-reitor de Extensão Carlindo de Lira.