» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho Uneal inicia articulação com prefeituras para lançamento do Proesp 2019
03/06/2019 - 12h43m

Uneal inicia articulação com prefeituras para lançamento do Proesp 2019

O Programa Especial de Formação de Servidores Públicos (Proesp) da Universidade Estadual de Alagoas será retomado, em 2019, com a ampliação do número de cursos de graduação ofertados e com pós-graduações, destinados a servidores públicos estaduais e municipais.

Este ano, o comitê gestor do Proesp tem conversado com os gestores municipais a fim de firmar os convênios. Só poderão ser beneficiados os servidores cujo município aderir ao Programa, através do termo de adesão e convênio.

O Proesp 2019 ofertará cursos de graduação de licenciaturas (ciências biológicas; física; geografia; história; letras- português; matemática; pedagogia; e, química) e bacharelados (administração pública; ciências contábeis; direito; e, zootecnia) presenciais com duração de quatro ou cinco anos e aulas às sextas e aos sábados.

A inovação nesta edição é a oferta de pós-graduações Lato Sensu (especializações) cujas áreas de oferta foram identificadas através de consulta pública à servidores e gestores públicos, e buscam reduzir limitações da funcionalidade do serviço público em alagoas.
Estão previstas as pós-graduações em: administração pública; gestão ambiental; psicopedagogia; educação infantil; educação matemática; língua portuguesa e suas literaturas; gestão escolar; inspeção escolar; alfabetização e letramento; administração de negócios; metodologia do ensino da geografia e suas tecnologias; linguagem saúde e ambiente; tecnologia e inovação sistemas sócio-ambientais; metodologia do ensino de matemática; metodologia do ensino das ciências; produção animal e desenvolvimento rural; educação inclusiva; doenças parasitárias e meio ambiente; ecologia e conservação de natureza; ecologia inclusiva; história do Brasil: cultura e memória; linguagem e ensino; educação do campo e sustentabilidade; lingüística aplicada e ensino de línguas; ensino de língua portuguesa e literatura; gestão de qualidade da administração pública; direito previdenciário; direito do trabalho; direito penal; direito do consumidor; direitos humanos.

A previsão é que o processo seletivo para ingressantes ocorrer em julho de 2019.