» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio 9º Grupamento de Bombeiros Militar fecha importante parceria com a Uneal
23/05/2019 - 15h50m

9º Grupamento de Bombeiros Militar fecha importante parceria com a Uneal

A união entre Uneal e GMB visa o remanejamento de abelhas na região do sertão

9º Grupamento de Bombeiros Militar fecha importante parceria com a Uneal

Thássia Santos Ascom/CBMAL

As abelhas são parte essencial do ecossistema, possuindo função de grande relevância na natureza. Elas estão por todo lugar, e às vezes se alojam em casas, escolas, árvores em quintais, o que pode trazer risco à saúde de quem está por perto, visto seu caráter naturalmente agressivo. Constantemente, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é acionado para este tipo de ocorrência, que necessita de equipamentos seguros e de uma atuação técnica precisa que preserve a vida dos militares, e também a colmeia, devido seu grande valor ambiental.

Em Santana do Ipanema, foram 20 casos atendidos pelos bombeiros do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM). Segundo o comandante da unidade, major Francisco Leopardi, aperfeiçoar as técnicas de remanejo faz parte do planejamento da unidade para o biênio 2019-2020 e a parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), através do Campus II, localizado no município, tem sido muito importante.

Diariamente, a Central 193 recebe chamados para este tipo de serviço de contenção de abelhas e marimbondos, e após uma vistoria no local é realizada a retirada da colmeia no horário noturno. Desde o início do ano, foram 361 ocorrências envolvendo insetos agressivos, em todo o estado, sendo 150 na região metropolitana e 211 no interior.

apicultores

“Soubemos que havia um curso de zootecnia na Uneal, que possui um Campus em Santana. Através do contato com a professora Maria do Carmo, o diretor do Campus II, Genuíno Júnior, ofereceu a firmação de um convênio que abrange ministrar um curso de apicultor exclusivo para os bombeiros, que fariam remanejamentos e levariam as abelhas para o apiário da Universidade; os alunos de zootecnia fariam a catalogação e a produção seria ofertada para os alunos, para os bombeiros e também para os solicitantes, e assim, fazermos uma campanha de conscientização ambiental na região”, contou ele.

Para a professora Maria do Carmo, zootecnista e mestre em proteção animal, a parceria é um grande exemplo de consciência ambiental. “Firmamos esta parceria que é super importante, e para que sirva de modelo e passe a mensagem de que o Corpo de Bombeiros salva pessoas e também a natureza. Temos interesse em fazermos uma formação de captura correta, e posteriormente um curso de aperfeiçoamento para alguns bombeiros, e com essa base poderemos formar um modelo piloto para os demais grupamentos. O mundo está perdendo milhões de abelhas com o uso do fumacê, do desmatamento, e também por conta das queimadas das colmeias. Existe a formação desta nova mentalidade no 9º GBM, que traz uma atitude louvável do major Leopardi, e nós do Campus II abraçamos esta iniciativa”, relatou a professora Maria do Carmo.

O curso deve ter uma carga horária de 45 h/a e será destinado a cerca de vinte bombeiros que residem em Santana do Ipanema. Após as aulas, os bombeiros formados deverão repassar os conhecimentos a todo o efetivo do 9º GBM, e assim, iniciar a propagação das técnicas na corporação.

Aproveitamos este dia 22, em que é comemorado o Dia do Apicultor, para parabenizar a estes profissionais que têm uma missão de grande importância para o meio ambiente.