» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio Informativo sobre desdobramentos do CLIND
18/05/2019 - 11h15m

Informativo sobre desdobramentos do CLIND

Grupo Gestor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena apresenta próximos passos em prol da iniciação do curso

Informativo sobre desdobramentos do CLIND

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), através do grupo gestor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND), esteve reunida nessa sexta-feira (17), a fim de redigir o informativo sobre os desdobramentos do curso, o documento foi elaborado após a sinalização do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) que aprovou o último projeto apresentado.

O grupo gestor destaca aos povos indígenas de Alagoas, à comunidade acadêmica da UNEAL e à sociedade em geral, que após publicada a ata do Conselho do Fecoep, o reitor/assessores precisam encaminhar a burocracia orçamentária/financeira para chegada do recurso. Será inserido um novo formato de curso, teremos 4 polos geoeducacionais: Porto Real do Colégio, na Escola Estadual de Kariri Xokó (Aconã, Kariri-Xokó e Karapotó Plak-ô/Terra Nova), Pariconha - Escola Estadual de Jiripankó (Jiripankó, Karuazu, Katokin, Koiupanká, Kalankó e Pankararu), Joaquim Gomes -Escola Estadual de Wassu (Wassu Cocal), Palmeira dos Índios - Campus III (Xukuru Kariri e Tingüi-Botó) (O Prof. Adelson tratará junto às lideranças e gestores da Escola de Jiripankó sobre o funcionamento do curso nas dependências da Escola Estadual e o Prof. Jairo fará o mesmo diálogo em Kariri Xokó e Wassu Cocal).

O curso funcionará aos sábados manhã/tarde/noite e aos domingos pela manhã, sendo um final de semana sim outro não). Será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da Instituição, nos próximos dias, um ato normativo com uma chamada, on-line, em que todos os aprovados/matriculados serão obrigados a confirmarem ou não o interesse de cursar o CLIND. Atenção à explicação que antecederá o questionário, basicamente, serão colocados os dados pessoais e, ao final, marcará SIM ou NÃO. Os que não responderem também serão considerados NÃO.

O edital do primeiro vestibular, a relação geral dos aprovados/suplentes, bem como de todo o desenrolar da seleção encontra-se no site da UNEAL no seguinte endereço:http://www.uneal.edu.br/editais/editais-2018/selecoes-e-concursos/edital-01-2018-reitoria-clind.

Paralelamente, abriremos/instruiremos processos de editais seletivos para os dois primeiros semestres do curso: seleção de professores externos e da casa, de servidores administrativos da casa, estagiários, alunos dos cursos regulares da UNEAL, apoio nos quatro polos das aldeias-sedes e monitores, alunos egressos do primeiro CLIND/UNEAL a compartilharem gestão com os coordenadores dos cursos. (Maior detalhamento quando forem publicados os editais). Os estudantes matriculados e que irão cursar o CLIND que ainda não informaram a conta bancária da Caixa Econômica para recebimento de auxílio alimentação, transporte e hospedagem, favor entrar em contato com a Profa. Margarete através do WhatsApp 82-99980-4829. Abaixo, relação da etnia/pólo geoeducacional/benefícios que serão recebidos em conta pelos estudantes universitários:

PÓLO: PORTO REAL DO COLÉGIO/KARIRI XOKÓ

-Aconã: Alimentação + transporte

-Kariri Xokó: Alimentação

-Karapotó Plak-ô e Terra Nova: Alimentação + transporte

PÓLO: PARICONHA/JIRIPANKÓ

Jiripankó: alimentação

Katokim: alimentação + transporte

Karuazu: alimentação + transporte

Pankararu: alimentação + transporte

Koiupanká: alimentação + transporte

Kalankó: alimentação + transporte

PÓLO: JOAQUIM GOMES/WASSU COCAL

Wassu Cocal: alimentação

POLO: PALMEIRA DOS ÍNDIOS/CAMPUS III

Xukuru-Kariri: Alimentação + transporte

Tingüí-Botó: alimentação + transporte + hospedagem

Para acesso as todas as informações completas dos desdobramentos redigido pela comissão gestora do CLIND clique AQUI.

Solicitamos a todos a compartilharem essas informações e a ficarem de olho no Diário Oficial do Estado e no site da UNEAL pois todos esses desdobramentos serão publicados oficialmente como manda a legislação.

Atenciosamente, Arapiraca-AL, 17.05.2019

Prof. Jairo José Campos da Costa–Coordenador Geral

Profa. Maria Margarete de Paiva Silva – Coordenadora Administrativa e Financeira

Prof. Jose Adelson Lopes Peixoto – Coordenador de História