» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio Mineração Vale Verde e Uneal firmam termo de cooperação mútua
16/05/2019 - 11h15m

Mineração Vale Verde e Uneal firmam termo de cooperação mútua

Parceria visa promover a promoção e divulgação científica

Mineração Vale Verde e Uneal firmam termo de cooperação mútua

Foto: Claudivan Santos

Texto: Assessoria de imprensa/ Mineração Vale Verde e Uneal

A Mineração Vale Verde (MVV) e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) assinaram, nesta quarta-feira (15), em Arapiraca, um protocolo de intenções para a criação de um programa de mútua cooperação. O objetivo é a elaboração de estudos e projetos acadêmicos, científicos e culturais, envolvendo áreas de interesse mútuo entre as duas instituições. O ato teve a participação de executivos da mineradora e de professores e alunos da UNEAL.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, ressaltou, durante a solenidade, os avanços em pesquisa realizados pela Uneal, nos últimos anos, bem como as perspectivas de crescimento na área. “Agradecemos à Mineração Vale Verde por abrir as portas para nossos estudantes e docentes. Vamos trabalhar para fortalecer essa parceria e trazer mais contribuições para o desenvolvimento regional. Além de Arapiraca, nossos campi de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema também possuem ações que podem fazer parte dessa cooperação entre Vale Verde e Uneal”, disse Odilon Máximo.

Algumas das iniciativas possíveis a partir da assinatura do protocolo citado são: programa de visitas à mineradora e trilhas ecológicas no Centro de Educação Ambiental da empresa; elaboração de estudos socioeconômicos, de saúde pública, de impacto viário e trânsito para a MVV; programa de estágio; palestras, aulas e minicursos ministrados por profissionais da empresa na instituição e pelo corpo docente desta para empregados da mineradora e moradores de comunidades localizadas próximas ao Projeto Serrote (gestão ambiental em mineração, geologia, geoquímica, geomorfologia aplicada a compostagem etc.); análise química de solos visando ao plantio de mudas; análise da viabilidade de sementes nativas; análise do solo – compostagem; participação da UNEAL nas iniciativas empreendidas pela MVV relacionadas à produção de mudas nativas, ao plantio hidropônico, ao resgaste da flora e da fauna e à educação ambiental.

Para o gerente geral da Vale Verde, Tony Lima, este é o início de uma caminhada que visa a estreitar o relacionamento entre a empresa e as práticas universitárias. “Queremos fazer da empresa um laboratório de extensão da Universidade. ‘Abrir as portas para o conhecimento acadêmico, para a divulgação científica, conforme for os interesses da Universidade”, afirmou.

São ao todo 14 pontos propostos, mas que podem ser ampliados, na parceria firmada entre a instituição de ensino e a mineradora instalada na zona rural do município de Craíbas. Antes mesmo dessa formalização do acordo, a MVV vem recebendo visitas de alunos, professores e dirigentes da universidade.

No Centro de Educação Ambiental da empresa, localizado na Fazenda Uruçu, em Craíbas, universitários já realizaram a trilha ecológica na área de preservação da caatinga e conferiram os viveiros de mudas nativas, a produção de hortaliças hidropônicas, além de outras ações voltadas à preservação do meio ambiente e demais iniciativas que venham a ser desenvolvidas em parceria com a instituição de ensino superior.

A assinatura do documento contou com a presença de estudantes, docentes, executivos da Vale Verde e gestores da Uneal.