» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Maio SEFAZ participa da III Semana Científica de Contabilidade em São Miguel dos Campos
10/05/2019 - 17h00m

Foto: Ascom/Sefaz

Assessoria/Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) deu início as atividades da III Semana Científica de Contabilidade (SCC). A iniciativa aborda o tema “Campo de atuação da contabilidade pública, orçamento público e gestão fazendária estadual”. O evento acontece até sexta-feira (10) no Fórum Desembargador Moura Castro, em São Miguel dos Campos.

A ideia é proporcionar aos bacharelandos de ciências contábeis, profissionais de contabilidade e de demais áreas afins conhecimentos adequados para a obtenção de melhor desempenho nos desafios que virão ou já enfrentam no dia a dia de sua profissão.

Nesta edição, representantes da Sefaz-AL ministraram sobre conceitos gerais de Arrecadação dos Tributos e Gestão Financeira, nos 07 e 08, respectivamente. Na oportunidade, também foi apresentado o programa Contribuinte Arretado, o projeto Cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Diferencial de Alíquota (Difal)/ Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e sistema de Cobrança.

O estudante do 10º período do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, Gilvan Maurício, participa pelo segundo ano consecutivo da SCC e diz ser bastante inovadora.

“Abre um caminho que ninguém ainda tinha tentado na cidade, trazer conhecimento voltado não só pra área de contabilidade, mas que todo cidadão deveria ter. Começamos falando sobre arrecadação de tributos estaduais, algo muito importante que nós deveríamos ter no mínimo uma noção de como isso acontece, a importância disso para o Estado. Então é uma semana muito enriquecedora”, enfatiza.

De acordo com o professor e coordenador da Semana Científica de Contabilidade, Marcelo Silva, ela é, antes de mais nada, um complemento de conteúdo aos estudantes e, na prática, um laboratório do que os alunos vivenciam na sala de aula, além de ser aberta a toda sociedade. O evento faz parte do cronograma de atividades do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual, Campus IV e tem o apoio da equipe Guerreiros de Alagoas.