» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Março Diretor e professores do Ifal Arapiraca visitam Polo Tecnológico Agroalimentar da Uneal
29/03/2019 - 12h04m

Fotos: Rodrigo Rosas Ascom/Uneal

Rodrigo Rosas

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Ariane Loudemilla recepcionou nesta quinta-feira (28), a visita feita pelo diretor, e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Arapiraca. O encontro aconteceu na intenção de apresentar o polo, desde estrutura, até equipamentos, alojamentos e algumas pesquisas ainda desenvolvidas.

Esse momento, faz parte do diálogo para parceria que está sendo encaminhada entre Uneal e Ifal, a parceria que se estabelecerá entre as instituições de ensino, têm como objetivo o fortalecimento e o crescimento da extensão tecnológica articulada a pesquisa e construção de tecnologias sociais, aplicada a educação tecnológica e agricultura familiar, utilizando-se das instalações localizadas no Polo Agroalimentar de Arapiraca no intuito de viabilizar ações de ensino, pesquisa e extensão entre ambas.

“O convite para essa visita é uma honra para nós, após visitar cada ambiente, e laboratórios, ficamos impressionados com o potencial aqui instalado, temos tudo para que futuros projetos sejam consolidados nesse espaço, percebemos que a pró-reitora tem brilho nos olhos, os desafios são enormes, de fato nós podemos propiciar benfeitorias para a comunidade acadêmica, e as regiões circunvizinhas, pequenos agricultores, e associações”, salienta o diretor do Ifal Arapiraca Fábio Ribeiro.

O diretor frisou que os estudantes do curso de Eletroeletrônica, se disponibilizaram em ir ao Polo fazer revisão das instalações elétricas do prédio, a fim de se ter um parecer técnico, através de análises das cargas instaladas, visto que alguns equipamentos exigem mais do que outros em suas utilizações.

visitapolo

“Agradeço aos professores do Ifal pela visita ao nosso Polo Agroalimentar, juntos nortearemos estratégias importantes de superação das simetrias entre as instituições, está sendo uma experiência muito rica e uma via de mão dupla, pois o benefício é mútuo, para fortalecer essa parceria”, enfatizou Ariane.

Uma reunião será agendada entre a coordenação do Polo, reitor da Uneal e Ifal para alinhar detalhes, e encaminhamento da assinatura do termo de convênio. Nesta visita ao polo estiveram presentes o diretor do Ifal Arapiraca Fábio Ribeiro, os professores, Altanys Calheiros (Departamento de Pesquisa e Inovação), Augusto César (Departamento acadêmico) e Marcos Oliveira do curso de Química.