» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Março Estudantes da Uneal levam minicurso sobre educação financeira para escola estadual
22/03/2019 - 12h25m

Na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva

Fotos: Rodrigo Rosas Ascom/Uneal

Rodrigo Rosas

Os graduandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), integrantes do projeto de extensão "Meu Dinheiro Vale Muito: Educação Financeira em Escolas Públicas”  realizaram  um minicurso a respeito do tema educação financeira, na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva, na quarta-feira (20), no bairro Cacimbas, em Arapiraca.

A ideia surgiu em 2018 através de conversas nos corredores da Uneal,  entre os estudantes Jéssica Barbosa, Jerdson Santos, e Alan Rodrigo deram vida ao projeto extensionista. Ao pesquisar iniciativas de várias universidades brasileiras em relação a projetos de extensão com objetivos semelhantes, os acadêmicos elaboraram a proposta de extensão, a professora Paula Gabrielle Ferreira,  atual coordenadora geral do projeto, aprovou e abraçou a proposta.

O objetivo geral é disseminar a educação financeira na sociedade, especialmente nesta fase em escolas, visando alcançar os alunos de ensino médio. A primeira iniciativa em escolas foi a realização do minicurso Finanças Pessoais: Orçamento, Endividamento e Consumo”, para alunos do terceiro ano da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como aplicadores do minicurso os alunos em processo de colação de grau: Jerdson Santos, Jéssica Barbosa, Alan Rodrigo, Layara Lira, Gabriel da Rocha, José Danrley, e os graduandos do quinto período, Rayssa Kawanne, Willan Rogério, Kaio César, Maria Helena, Letícia Myrelle, e Eduardo Francisco.

minicurso00

Na oportunidade, foi fomentada a educação financeira, bem como a promoção do conhecimento e informações sobre comportamentos básicos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades. Os aplicadores discorreram sobre a temática aplicada, havendo uma interação mútua com os estudantes. Houve ainda, atividades práticas envolvendo elaboração de orçamento e exercícios, além dos sorteios de livros ligados à temática, cursos profissionalizantes e calculadoras para os participantes.

Os idealizadores e aplicadores do projeto saíram com a sensação de dever cumprido. “O momento marca a consolidação desse projeto que deverá ter continuidade, acrescentamos nossos agradecimentos à escola, especialmente aos diretores, coordenadores e professores por todo apoio. Eles foram essenciais para a realização do projeto”, ressaltaram os integrantes do projeto de extensão.