» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Março Neste 8 de Março a Uneal parabeniza todas as Mulheres
08/03/2019 - 18h25m

Neste 8 de Março a Uneal parabeniza todas as Mulheres

Dia Internacional da Mulher é hoje uma data marcada por protestos que pedem igualdade de gênero

Neste 8 de Março a Uneal parabeniza todas as Mulheres

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), parabeniza todas as mulheres pelo dia 8 de março, dia Internacional da Mulher. Data essa que marca a trajetória de mulheres guerreiras que sempre lutaram por sua liberdade, e garantias de seus direitos.

História

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

"Parabéns a todas as mulheres pela força, coragem e sabedoria. Chega de violência contra as mulheres. Que todos nós aprendamos a valorizar tão importante e especial existência" destacou o reitor Odilon Máximo ao falar sobre este dia.

No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.