» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Março Proext realizará exposição a partir de 11 de março
08/03/2019 - 10h15m

Proext realizará exposição a partir de 11 de março

Exposição itinerante leva aos campi da UNEAL a cultura e o cotidiano do Quilombo Tabacaria.

Proext realizará exposição a partir de 11 de março

Foto: Arquivo Pessoal

Rodrigo Rosas

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), estará disponibilizando em três campi, a exposição itinerante intitulada: “Conheça Tabacaria, Vivencie a Cultura Quilombola”.  A exposição busca realizar a divulgação desta cultura e atrair os olhares do público alagoano para o patrimônio cultural e socioambiental presente na comunidade.

O Quilombo Tabacaria, comunidade tradicional situada na zona rural do município de Palmeira dos Índios (AL), conta com mais de 300 anos de história. Sua identidade ancestral foi transmitida oralmente para as 89 famílias que vivem no quilombo, uma experiência que agora pode ser vivenciada através de um roteiro étnico cultural que coloca o visitante em contato com as evidências físicas e simbólicas de uma descendência direta do Quilombo dos Palmares.

O evento levará aos campi da Uneal um conjunto de fotografias que revelam o cotidiano, as crenças, o povo e as manifestações artísticas que congregam a comunidade. A exposição estará aberta à visitação no hall de entrada campus I, em Arapiraca a partir das 9 horas no dia 11 de março, segunda-feira. Em seguida no dia 18 de março, segunda-feira, a partir de 12:00 estará disposta no campus VI Maceió, e finalmente, no dia 25 de março prosseguirá para o campus Palmeira dos índios, estando a disposição também ao 12:00, portanto o campus III encerra a temporada de exposições no dia 01 de abril.

exposição

Estas ações fazem parte do projeto “Mulheres Quilombolas e Identidades Culturais”, voltado para a implantação e gestão de empreendimentos e sistemas financeiros solidários como estratégia de promoção da agroecologia, segurança alimentar e nutricional, além de geração de trabalho e renda na comunidade quilombola de Tabacaria (Palmeira dos Índios/AL). O projeto foi idealizado e executado pelo Instituto Nordestino de Cidadania e Moradia Popular (HABITAR) e é financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA (ACF 0164/2017).