» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Março Uneal retoma convênio de bolsas com CNPq
11/03/2019 - 10h45m

Uneal retoma convênio de bolsas com CNPq

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Alagoas poderão ter novamente, a partir deste ano, acesso a bolsas de iniciação científica e tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nos últimos dois anos, a comunidade acadêmica desfrutou somente das bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ariane Loudemila Silva de Albuquerque, frisou que foi necessária uma força-tarefa do setor junto ao CNPq para retomar o convênio. “A bolsa de iniciação científica aumenta o desempenho acadêmico, incentivando os alunos desenvolver novas formas de aprendizado, por meio da pesquisa. Além disso, aproxima a prática e a teoria, aprimorando as habilidades dos acadêmicos em absorver o conhecimento”, explicou.

A técnica-administrativa da Uneal, Fátima Estevão, acompanhou todo o processo de negociação para a reativação das bolsas. “Foram várias ligações até conseguirmos alinhar tudo com o CNPq. Estamos muito felizes com a resolução do caso, uma vez que essas bolsas fazem a diferença para todos que compõem a nossa Universidade", disse.

Com isso, a Uneal vai poder ofertar, por meio da Fapeal, 80 bolsas de iniciação científica e 12, de iniciação tecnológica. Já por meio do CNPq, serão sete, de iniciação científica, e duas, de iniciação tecnológica.