» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outubro Palestra sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero reuniu comunidade acadêmica
17/10/2019 - 15h00m

Debate faz parte da campanha Outubro Rosa

A reitoria da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) recebeu na manhã desta quinta-feira (17) a diretora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Arapiraca (CEREST), Janine Araújo. Professores, técnicos administrativos e alunos da UNEAL estiveram presentes. A iniciativa vinculada ao Programa Viver Bem Uneal tem à frente a Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano (Prodhu). O debate foi realizado com a temática: Prevenção ao câncer de mama e colo do útero, realizado na sala do Conselho Superior (CONSU), em Arapiraca.

JanineCerest

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como principal objetivo, orientar, e alertar a população quanto à importância de adquirir informações sobre o combate, além da realização de exames essenciais. Em relação aos fatores de risco para o câncer de mama, Janine destacou que não se trata somente de uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos) outras questões que aumentam o risco são: Obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; história familiar de câncer de ovário; história familiar de CA de mama em homens; consumo de bebidas alcoólicas, não ter tido filhos, entre outros.

A diretora do CEREST enfatizou informação importante passada inclusive pelo Ministério da Saúde, as mulheres devem conhecer bem o seu corpo, e quanto à mamografia o exame em período correto deve ser feito dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos.