» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Junho Professora do campus IV defende tese de doutorado pela UEM
17/06/2020 - 13h40m

Professora do campus IV defende tese de doutorado pela UEM

Professora do campus IV defende tese de doutorado pela UEM

Em tempos de Pandemia da Covid-19, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), comemora mais uma defesa de Doutorado e, atendendo a todas as recomendações da OMS, a professora Maria Betânia da Rocha de Oliveira, docente do curso de Letras do Campus IV da Universidade Estadual de Alagoas defendeu virtualmente (Google Meet), nesta segunda-feira (15 de junho), a tese “As formas de violência em Triste Fim de Policarpo Quaresma: uma leitura materialista lacaniana da obra de Lima Barreto”, sob a orientação da Professora Dra. Marisa Corrêa Silva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Betânia Rocha é a quinta doutoranda a defender sua tese através do Doutorado Interinstitucional em Letras (UEM-UNEAL). Sua pesquisa está na área dos estudos literários e analisa a forma como os elementos estruturais da narrativa constroem uma representação do mundo Simbólico do personagem Policarpo Quaresma de Lima Barreto, a partir dos conceitos apresentados pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek.

betânia

Para a professora Betânia Rocha, “realizar esta pesquisa representou um grande desafio, principalmente porque a diversidade da linguagem e das temáticas abordadas por Žižek, a princípio, causa estranhamento, mas a partir dos conceitos e das formas de aplicação à estruturação literária de um texto me permitiu novas possibilidades de leituras e de análise no campo da literatura”.

A banca de avaliação foi composta pelos professores: Marisa Corrêa Silva (Orientadora), Weslei Roberto Cândido (UEM), Luzia Aparecida Berlofa Toffalini (UEM), Belmira Magalhães (UFAL) e Jairo José Campos da Costa (UNEAL). Betânia Rocha reiterou que a presença do Professor Jairo Campos (Campus V da Uneal) nesta Banca de Avaliação foi uma forma de privilegiar a Uneal quando da criação do Dinter com a UEM.