» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Junho PROPEP recebe os resultados dos projetos PIBIC e PIBITI FAPEAL/CNPq até dia (30)
15/06/2020 - 12h05m

projetos aprovados devem ser enviados no formato de vídeo

A Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão  (SEPEX), organizada em 2019  pela PROPEP/UNEAL de modo presencial, não terá possibilidade de ser realizada em 2020, devido ao estado de calamidade na saúde pública. Entretanto, a PROPEP receberá via e-mail os vídeos dos alunos bolsistas do PIBIC/FAPEAL, PIBITI/FAPEAL, PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq que deverão apresentar seus resultados de pesquisa, em vídeos com duração de 5 a 10 minutos cada. O período para envio será de 15 a 30 junho.

A divulgação dos projetos gravados ocorrerá através da página oficial da UNEAL no Facebook, onde ficarão registrados os trabalhos desenvolvidos na UNEAL, em parceria com o CNPq e a FAPEAL, no intuito de disseminar  a relevância dos mesmos no que tange a formação de profissionais qualificados. Vale ressaltar que, o bolsista deve enviar seu vídeo no e-mail propep.pesquisa@uneal.edu.br ou pelo site de transferências de arquivos https://www.sendgb.com/ adicionando o email da propep.pesquisa em digite e-mail para enviar para.

Orientações para gravação dos vídeos

Conteúdo: É imprescindível que o bolsista apresente os autores do projeto nos seus vídeos, mencionando seu nome, sobrenome, nome do orientador e o nome da universidade. Em seguida, deve ter uma breve introdução, com o objetivo da pesquisa, metodologia e resultados e discussão, por fim, breve considerações finais.

Gravação e Edição do vídeo: Você poderá gravar o seu vídeo a partir de um smartphone ou quaisquer equipamentos que capte imagem e áudio, lembrando que a posição horizontal em um celular é a ideal, se tiver o auxílio de outra pessoa que grave, orientar para não tremer durante a gravação, de preferência, se pelo celular, grave no modo avião, pois ligações e notificações de aplicativos podem atrapalhar. Nem sempre o autor tem acesso a recursos de edição ou consegue obter o melhor na primeira gravação, por isso, recomenda-se escrever antes um script/texto. Isto reduz o tempo e a apresentação fica mais clara.

Formato do vídeo: os principais formatos aceitos são: MOV, MPEG4, MP4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, 3GPP, WebM.

Observações:    indicamos realizar a gravação em um local silencioso e bem iluminado.  Como nem todos dispõem de um estúdio acústico ou de equipamentos sofisticados, pode-se improvisar fechando portas e janelas, para evitar latidos de cães por exemplo, evite paredes totalmente brancas ou escuras, as roupas xadrez e listradas ofuscam o foco do vídeo e use maquiagem apenas se desejar. E, para não escurecer a imagem, a iluminação frontal é ideal, muita luminosidade, seja do sol ou de lâmpada, pode deixar o vídeo estourado.

O link para acesso a página do facebook da UNEAL encontra-se abaixo, onde gradativamente, após o recebimento dos arquivos através da PROPEP, a assessoria da UNEAL fará as publicações: