» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Novembro Centro Judicial é inaugurado no Campus VI da Uneal
18/11/2020 - 20h28m

Centro Judicial é inaugurado no Campus VI da Uneal

Foto: Caio Loureiro

Com assessoria - TJAL

O Campus VI da Universidade Estadual de Alagoas, em Maceió, passa a ser sede do 19o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O espaço foi inaugurado, nesta quarta-feira (18), com a proposta de solucionar conflitos antes que se transformem em processos na Justiça, além de promover a cultura da paz na sociedade alagoana.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, esteve presente à solenidade. "Precisamos evitar o colapso do Judiciário. Cada processo que entra é uma preocupação, e não queremos as prateleiras virtuais da Justiça abarrotadas. É preciso fazer com que os processos nem nasçam, resolvendo o problema em sua origem", frisou o desembargador.

Para o reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, o Cejusc vai auxiliar na prática jurídica dos estudantes de Direito da instituição. "O Centro permite que esse aluno se depare com temas que muitas vezes ele vê só na disciplina, de forma teórica. Aqui, ele vai ver o problema, vai ajudar a mediar os conflitos e ampliar a sua formação".

A inauguração foi prestigiada por docentes, estudantes e técnicos da Uneal, além do presidente da OAB Seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa, do deputado estadual Silvio Camelo, da juíza Maysa Cesáreo, e demais convidados.

Funcionamento

O Cejusc da Uneal deve começar a funcionar em fevereiro, quando está previsto o retorno das aulas presenciais. Segundo a diretora do campus, Ilda Acioly, as mediações serão acompanhadas pelos estudantes de Direito, a partir do 7º período. Os alunos serão assistidos por mediadores e conciliadores formados.

"Quando a unidade estiver funcionando, a pessoa vai poder vir aqui e solicitar uma audiência com a parte contrária. Poderão ser resolvidos conflitos relacionados a contratos, que têm uma grande demanda, e também questões da área de família", ressaltou.

Homenagem

O presidente Tutmés Airan solicitou à Uneal que o Cejusc receba o nome do jornalista alagoano Jayme Miranda, desaparecido político. "Ele foi um militante, um homem que teve papel importante na história de Alagoas. Gostaria de homenageá-lo". O reitor da Uneal, Odilon Máximo, concordou com a homenagem e autorizou que seja afixada no local, posteriormente, uma placa com o nome de Jayme Miranda.